O enólogo Carlos Sanabria acaba de lançar sua mais nova linha de vinhos, a Blues!
Com a filosofia de viticultura sustentável, o Laboratório Sanabria elabora vinhos com personalidade. Sempre de olho no pequeno produtor, ele escolhe uvas provenientes de pequenas parcelas de vinhedos distintos em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. E é nesse embalo que, depois de homenagear a MPB com, Gal Costa, Belchior e Tom Jobim, a inspiração do enólogo Carlos Sanabria agora se volta para o estilo Blues. Mantendo a música como tema, Sanabria apresenta três novas inspirações: Etta James,Tina Tuner e Burguesinha (canção de Seu Jorge). Este colunista esteve ao lançamento, na última terça-feira (05), e você pode conferir o resumo da noite neste Reel.
Voltando a falar sobre os vinhos, o Etta James é um Pinot Noir da safra 2023 cultivado em solos derivados de granitos, típicos da Serra do Sudeste/RS, que garantem excelente drenagem e rica mineralidade. Embora a presença de rochas calcárias seja limitada, a diversidade mineral do solo contribui significativamente para a complexidade e profundidade deste vinho que tem uma tiragem de 400 garrafas. A outra novidade é um Pinot Griss Rosé, que foi batizado de Burguesinha, em homenagem ao Seu Jorge e tem apenas 300 garrafas. Com prensagem a frio e lenta, Sanabria conseguiu explorar o melhor dessa uva, trazendo mais aromas e delicadeza a cada gole. Esse é o primeiro ano do laboratório de vinhos elaborando Rosé de Pinot Gris.
Para os amantes de espumantes, tem também um Petnat feito com as uvas Chardonnay e Malbec. São 300 garrafas que levam o nome da cantora Tina Tuner. De solo basáltico e solo com calcário super elegante, a bebida traz notas de abacaxi, pera, maçã verde, melão e tostado com leve toque de damasco e pão ao final. Fechando a lista dos lançamentos, tem ainda o Moscato Giallo macerado, um rótulo que foge da música e trás a psicologia como tema principal. Batizado de Transformação, ele representa o psiquiatra e psicoterapeuta suíço, fundador da psicologia analítica, Carl Gustav Jung. No rótulo, uma frase icônica: “Quem olha pra fora sonha, quem olha pra dentro acorda“. Jung é um vinho fresco e com boa acidez, vem de solo basáltico rico em minerais, ideal para o cultivo das Moscato. Por sua boa drenagem e estrutura favorecem o desenvolvimento de vinhedos de qualidade. São apenas 300 garrafas vindas de Monte Belo do Sul, na Serra Gaúcha.
Esse é o primeiro ano que o enólogo vem trazendo e vinificando com diferenças de solos e também de extrações. Para quem quiser degustar as novidades já estão disponíveis no Buteco Sanabria, que fica na SCLN 708/9, Asa Norte. Inclusive, ele já foi notícia aqui na coluna #PERAMBULANDO e você pode ler clicando neste link!
Vamos brindar?
Novos Rótulos Sanabria Vinhos – Buteco Sanabria / SCLN 708/9, Bloco F, loja 29 – Asa Norte / Quarta a sábado – 17h às 23h30.
/ Siga @sanabriabutecodevinho
Fotos: Ju Morgado (capa) e Gilberto Evangelista