Casa de Chá, a força da gastronomia na Praça dos Três Poderes

Reaberta no coração de Brasília, a construção de Niemeyer vira café-escola do Senac-DF, misturando sabores brasileiros que já conquistou locais e turistas

 

Brasília completa 65 anos este mês e eu te pergunto: onde você gostaria de comemorar o aniversário da capital federal? De tanto perambular para lá e para cá, a Casa de Chá da Praça dos Três Poderes – onde funciona o Café Escola do Senac-DF – certamente é um dos melhores spots para festejar a data.

E não sou eu quem confirma a sugestão, e sim os mais de 100 mil visitantes que o lugar recebeu desde a sua reabertura, em 26 de junho de 2024. A impressionante marca confirma que um dos pontos mais emblemáticos de Brasília estava mesmo precisando desse projeto, que une gastronomia, cultura e educação.

Inclusive, vale destacar que o cardápio da Casa de Chá foi elaborado pelo renomado chef brasiliense Gil Guimarães, que introduziu o conceito de representatividade brasileira em cada prato. Incorporando elementos dos diversos biomas do Brasil, o cardápio reflete a rica diversidade do país. Além disso, os nomes de pratos e bebidas prestam homenagem à cultura, geografia e personalidades marcantes de Brasília. Ah! E tem vinhos e cervejas Made in Bsb para deixar tudo ainda mais gostoso.

A partir desse norte, o local passou a funcionar como um verdadeiro laboratório prático de ensino, onde alunos do Senac colocam em ação os conhecimentos adquiridos em sala de aula, atuando no preparo dos pratos e no atendimento ao público. A proposta vai além da formação profissional, transformando a experiência gastronômica em uma vivência cultural e educativa.

E quem ganha com isso é o visitante, seja ele local ou turista, pois na Casa de Chá é possível desfrutar desde o café da manhã, passando pelo almoço, brunch, chá da tarde, até o happy hour — já que seu horário de funcionamento é de quarta a domingo, das 10h às 19h30. Este colunista mesmo teve uma ótima experiência almoçando por lá. Quer saber como foi? Clique aqui e assista ao vídeo dessa visita. Nele, tem até imagens do Menu de Páscoa que já está “em cartaz” por lá — mas por “curta temporada”.

De acordo com o diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, o sucesso imediato que se traduz no número expressivo de visitantes é um reflexo direto do impacto positivo do projeto. “A Casa de Chá é um ambiente de aprendizado, excelência e troca de experiências. Ver mais de 100 mil pessoas passando pelo café-escola é a prova do impacto positivo que geramos na comunidade e na formação de profissionais da gastronomia”, afirma.

Arquitetura, design e modernismo

Projetada por Oscar Niemeyer entre 1965 e 1966, a Casa de Chá foi pensada como um espaço de convivência na monumental Praça dos Três Poderes. Semienterrada, com janelas que oferecem visão livre do horizonte, a construção é tombada pelo Iphan e representa um marco do modernismo brasileiro.

A marca visual do espaço foi desenvolvida a partir da própria caligrafia de Niemeyer, e o mobiliário, criado por designers de Brasília em parceria com a Adepro-DF, completa a ambientação com peças autorais e modernas — incluindo poltronas originais de Jean Gillon, cedidas pela Aquiles Gallery. Inclusive, para quem se apaixonar pelo décor, tem um catálogo para você comprar as peças que mais lhe chamarem a atenção e deixar sua casa com a cara de Brasília.

 

Vai um pouco de história e gastronomia?

Casa de Chá / Praça dos Três Poderes, Brasília – DF / Café-escola: quarta a domingo — 10h30 às 19h30 / Visitação: todos os dias — mesmo horário / Siga @casadechasenacdf

Fotos: Divulgação
Curtiu? Compartilhe!
Rolar para cima