No mês da celebração do Dia do Orgulho LGBTQIA+, Getúlio Abelha, Silvetty Montilla, DaCota Monteiro, Frimes e Afrobapho se apresentam no festival
Vem aí a terceira edição do Fest Drag 2024, um dos principais festivais de cultura LGBTQIA+, marcado para acontecer no CCBB Brasília, nos dias 27 a 30 de junho, entre 27 a 30 de junho. Com entrada gratuita, a programação do evento conta com shows musicais de Aretuza Lovi, Romero Ferro e Getúlio Abelha, performances drag, DJS, oficinas de arte transformista, cinema, debates, shows de humor e a Mostra Competitiva Vera Verão.
A cada ano, o festival aumenta o leque de vertentes da cultura transformista. “Buscamos mostrar a nossa pluralidade cultural feita por artistas LGBTQIA+ do Brasil com apostas em várias vertentes como humor, música, performance e audiovisual”, define Ruth Venceremos, uma das coordenadoras do projeto e do Distrito Drag. A programação é criada para proporcionar mais visibilidade a artistas que trabalham diferentes linguagens no Mês do Orgulho LGBTQIA+, ação que é potencializada com o apoio do CCBB.
Nesta edição, o festival conta com um elenco musical ainda mais robusto: Romero Ferro, Leyllah Diva, Medro e a DJ Naomi Leakes são as atrações do sábado (29). Já no domingo (30), o palco Leona Luna recebe Kira Spirandelli, Aretuza Lovi, Getúlio Abelha e a DJ Cassandra Monster. Na sexta (28), sobem ao palco do teatro do CCBB, com muito bom humor, as drag queens Silvetty Montilla, DaCota Monteiro e Victor Baliane.
O Cine Queer Madame Satã apresenta os curtas-metragens “Cão Maior”, de Filipe Alves, e “Para Carlos”, de Carlos Cipriano, seguidos de debates. Na quinta (27), a partir das 15h, na sala de cinema do CCBB Brasília. Na sexta (28), a partir das 15h, a sessão é com os curtas “Onde Está Mymye Mastroiagnne?”, de Biarritzzz e “Se Eu Tô Aqui é Por Mistério”, de Clari Ribeiro, também com debates após a exibição.
Saberes drag e Performances em destaque
No Pavilhão de Vidro, a troca de experiências também integra a programação com a Oficina de Perucaria. Na quinta (27), a partir das 14h, sob o comando da drag queen Malona, e na sexta (28), a partir das 14h, tem Oficina de Arte Drag com as artistas Nágila Goldstar, Linda Brondi e Victor Baliane.
Com certeza, a Mostra Vera Verão será um dos pontos altos do Fest Drag, conta com performances no palco com Leona Luna, no sábado (29), das 15 às 17h. O mesmo palco, montado no gramado do CCBB Brasília, recebe no domingo (30) a Performance em Cena, com participações BsB Trans Masc, DesiRée Beck, Don Valentim, Casa de Laffond, Supremmas, Gabrielly Ganash, Frimes e Afrobapho. Confira a programação completa clicando neste link.
Acessibilidade
A ação “Vem pro CCBB” conta com uma van que ajuda o público a sair #PERAMBULANDO, gratuitamente, até o CCBB Brasília. A iniciativa reforça o compromisso com a democratização do acesso e a experiência cultural dos visitantes. A van fica estacionada próximo ao ponto de ônibus da Biblioteca Nacional. O acesso é gratuito, mediante retirada de ingresso, no site, na bilheteria física do CCBB, ou ainda pelo QR Code da van.
Vale lembrar que o ingresso garante o lugar na van, que está sujeita à lotação, mas a ausência de ingresso não impede a entrada na van. Uma pesquisa de satisfação do usuário pode ser respondida pelo QR Code que consta do vídeo de divulgação exibido no interior do veículo que opera nos seguintes pontos/horários: Biblioteca Nacional – CCBB: 12h, 14h, 16h, 18h, 20h; CCBB – Biblioteca Nacional: 13h, 15h, 17h, 19h, 21h.
Partiu diversidade?
Fest Drag 2024 / CCBB Brasília / 27 a 30 de junho / Grátis / Ingressos aqui ou na bilheteria física – liberados às 12h do dia anterior à programação
Fotos: Divulgação