Prêmio Jorge Laffond reconhece trabalhos humanos e sociais

Noite memorável marca a entrega dos trofeus para quem faz diferença em prol do publico LGBTQIAPN+

Aproveitando que hoje, 10 de abril é uma quinta-feira, a Coluna #PERAMBULANDO quer fazer uma matéria estilo #tbt, para enaltecer o Prêmio Jorge Laffond, uma iniciativa do coletivo Distrito Drag, que visa reconhecer e homenagear personalidades, grupos e projetos que se destacam na promoção da cultura e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. O prêmio leva o nome de Jorge Lafond, artista brasileiro conhecido por sua contribuição à arte transformista e por seu papel como a icônica personagem Vera Verão.

A primeira edição do prêmio ocorreu em 2019, durante o lançamento do “Calendário Drag 2020″, um projeto do Distrito Drag que aborda temas sociais por meio da arte drag. Desde então, o evento tem sido realizado anualmente, ampliando seu alcance e reconhecimento.

Ao longo de suas edições, o Prêmio Jorge Laffond tem celebrado diversas personalidades e iniciativas como Maria Gadú, Erika Hilton, Bianca Dellafancy, Marcinha do Corintho, Keila Simpson, Ivan Baron, Symmy Larrat, Margareth Menezes, Diego Martins e Amaury Lorenzo. Na 4ª edição, realizada em março de 2024, por exemplo, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, foi um dos homenageados na categoria Políticas Públicas. Já nesta 5ª edição, foram reconhecidos nomes como as cantoras Liniker e Leci Brandão, o escritor Raphael Montes e o advogado, o ativista Renan Quinalha e o editor-chefe do site, Fernando Lackman por sua atuação de destaque no setor da moda e beleza brasiliense.

O prêmio não apenas celebra conquistas individuais, mas também reforça a importância da luta pelos direitos LGBTQIA+ e a valorização da cultura e da arte dentro dessa comunidade. Além das premiações, o evento inclui performances artísticas e apresentações que destacam a diversidade e a criatividade da cultura LGBTQIA+.

O Distrito Drag, responsável pela organização do prêmio, é um coletivo criado em 2017 com o objetivo de produzir e difundir a cultura LGBTQIA+ por meio da arte transformista, promovendo a auto-organização e formação de artistas, além de preservar a memória e história da comunidade.

Registrar a memória LGBBTQIA+ por meio do reconhecimento a quem contribui diretamente para a cultura, política e outras áreas é o que motiva a produção do prêmio. “Para nós, o Prêmio Jorge Laffond é uma forma não somente de agradecer aos premiados por seus incríveis trabalhos prestados, como também de incentivar que mais artistas, ativistas e entidades se empenhem em lutar por causas relevantes”, definiu Victor Baliane, responsável pela direção artística do prêmio.

Vale destacar ainda que nesta edição, a premiação segue com a missão de potencializar a luta e as conquistas da população LGBTQIA+, expressa em vertentes artísticas, políticas e de visibilidade. “Jorge Laffond foi um dos nossos que contribuiu muito com sua força artística e de resistência. Inspirados por ele, queremos ver mais e mais pessoas LGBTQIA+ e aliadas com suas trajetórias reconhecidas e celebradas”, destacou Ruth Venceremos, uma das diretoras do Distrito Drag.

 

Veja a lista dos homenageados do Prêmio Jorge Laffond 2025:

Arte transformista: Ginger Mc.Gaffney (DF)

Cultura Ballroom: Ursula (DF)

Narrativas dissidentes: Renan Quinalha (SP)

Cinema e Audiovisual: Raphael Montes (RJ)

Artes Visuais: Rafael da Escóssia (DF)

Comunicação: Daniel Adjuto (DF)

Orgulho: Leci Brandão (RJ)

História e Memória: Documentário: Um Salto Alto – A História da Arte Transformista do Distrito Federal

Militância LGBTQIA+: Lucci Laporta (DF)

Moda e Beleza: Fernando Lackman (DF)

Música: Liniker (SP)

Parlamentar aliado/a: Max Maciel (DF)

Parlamentar LGBTQIA+: Daiana Santos (RS)

Produção Cultural: Ava Scherdien (DF)

Iniciativa Cultural: Bloco Baile da Piki (DF)

Quem vê close não vê corre: Pagodão Delas (DF)

Políticas Públicas: Governo do Estado do Ceará

Drag revelação: GG Limona (DF)

Faz a diferença: Luís Roberto Barroso (PB)

Promoção e Defesa dos Direitos Humanos: Macaé Evaristo (MG)

Consultoria em Diversidade e Inclusão: Ricardo Sales (SP)


Fotos: Gilberto Evangelista 
Curtiu? Compartilhe!
Rolar para cima