Janelas abertas à cultura

Instituto Janelas da Arte promove cinco cursos gratuitos de capacitação na área de projetos culturais. Inscrições gratuitas estão abertas até o dia 21/03

Com a perspectiva de contribuir para qualificação de profissionais da cultura e economia criativa de pessoas residentes nas diversas regiões administrativas do DF, o Instituto Janelas da Arte, Cidadania e Sustentabilidade promove o projeto “Janelas Abertas”,  oferecendo cinco cursos gratuitos voltados para desenvolvimento de projetos:  Captação de Recursos, Elaboração de Projetos, Ferramentas de Comunicação para Projetos Culturais, Prestação de Contas e Roteirização de Podcast.

O projeto surge em um momento muito importante para os mercados de cultura e economia criativa no Brasil, que estão crescendo e se transformando com o apoio das políticas públicas, das novas tecnologias e dos novos modelos de negócios. O projeto “Janelas Abertas” quer ajudar a formar profissionais qualificados para atuar nesse setor, oferecendo uma oportunidade para pessoas de diferentes regiões de Brasília.

A prioridade de vagas será para pessoas de regiões mais carentes e de grupos em situação de vulnerabilidade, como pessoas negras, indígenas, mulheres, pessoas LGBTQIAPN+ e com deficiência. “O objetivo é preparar os participantes para atuar de forma sustentável na cultura, seja no setor público ou privado, ajudando-os a criar, promover e financiar seus próprios projetos culturais e que os cursos ofertados sejam o motor propulsor de fortalecimento e implementação de empreendimentos criativos”, comenta Lorena Oliveira, Diretora do projeto.

As atividades ocorrerão no Espaço Cultural Renato Russo, um importante centro cultural de Brasília, que completou 50 anos, formando artistas e produtores culturais ao longo das últimas gerações. A escolha do espaço visa fortalecer ainda mais esse legado e ampliar o impacto da formação oferecida.

Em tempo, vale destacar que o projeto “Janelas Abertas” conta realização do Ministério da Cultura e Instituto Janelas da Arte, e apoios do Beco da Coruja Produções, Espaço Cultural Renato Russo e Secretaria de Cultura do DF.

Confira os cursos disponíveis:

  • Captação de Recursos com Carol Lacombe, Mauka Cultura
    Neste curso, você vai aprender as estratégias para encontrar e garantir recursos para seus projetos culturais, explorando diferentes fontes de financiamento.
  • Elaboração de Projetos com Rafael Reis, Instituto No Setor
    Este curso ensina como criar projetos culturais, do planejamento à execução, com dicas práticas para transformá-los em realidade.
  • Ferramentas de Comunicação para Projetos Culturais com Jaqueline Dias, Tato Comunicação e Instituto Janelas da Arte
    Aqui você vai aprender como usar ferramentas de comunicação para divulgar seu projeto cultural e alcançar seu público de forma eficaz.
  • Prestação de Contas com Ana Celina, Omorode Gestão de Projetos
    Um curso para quem quer aprender a organizar e apresentar as finanças de projetos culturais de maneira clara e profissional.
  • Roteirização de Podcast com Pedro Vitor, Armário Cast
    Aprenda a criar roteiros para podcasts e a transformar suas ideias em conteúdos interessantes e bem estruturados.

As inscrições são gratuitas e limitas e podem ser realizadas pelo link na bio do instagram @institutojanelasdaarte. Dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo email cursos@institutojanelas.com.br.

Foto de Debashis RC Biswas na Unsplash
Curtiu? Compartilhe!
Rolar para cima