Carnavou! Vem ver onde curtir a folia 2024 em Brasília

A maior festa popular do mundo tem programação intensa no Distrito Federal, conquistando as ruas, bares e clubes

Que tal a gente começar esse texto entrando em acordo que a qualidade do Carnaval no Distrito Federal é muito boa? Afinal, já se foi o tempo que era preciso sair de Brasília em busca de um destino para se divertir. Isso porque, ao longo dos últimos anos, a capital federal viu a brincadeira ganhar força, diante do expressivo número de blocos e artistas que surgiram ou firmaram suas trajetórias, conquistando foliões que, inclusive, já vêm curtindo festas e shows pré-carnavalescos, desde a virada do ano. Porém, agora a coisa ficou séria, pois chegou a hora de sair #PERAMBULANDO durante quatro dias seguidos.

Bloco Divinas Tetas

E quando digo que o Carnaval candango ficou sério, basta olhar o número de blocos que irão invadir as ruas e avenidas por aqui. Segundo a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, são mais de 50 atrações, cuja programação completa está neste link. Ah! Você também pode acessa o site Blocos de Rua, que eu adoro!

Porém, como muita gente gosta de sugestões, seguem as apostas que este colunista faz (de blocos e outros rolês). A autoridade? Uai gente, além de repórter, eu sou um cara de 50 anos, brasiliense da gema, festeiro, e mesmo que não seja muito carnavalesco, não perco a chance de sair batendo perna atrás de uma boa diversão, onde música bacana e galera good vibes se farão presentes. E viva a caça ao tesouro do ambulante com a cerveja mais gelada e barraquinhas com fast-foods quentinhos!

Trajeto do Circuito Bsb em Folia

Já começo lembrando que além da festa começar mais cedo, sim, para acabar mais cedo um pouco e a população poder usar transporte público e voltar para casa com mais segurança (por isso, atenção aos horários das atrações), a grande novidade de 2024 é o Circuito Brasília em Folia , que vai ocupar um trajeto de três quilômetros de extensão (por trás do SESI LAB subindo pelo SCS até a Torre de TV), por onde irão desfilar mais de 30 blocos de 10 a 13 de fevereiro. A iniciativa foi idealizada por  três dos territórios carnavalescos do centro do Plano Piloto: o Setor Carnavalesco Sul, a Plataforma da Diversidade e o Bloco das Montadas (que trará o show de Grag Queen no domingo, 11). Saiba mais na matéria que já publicamos sobre o assunto.

Grag Queen, atração do Bloco das Montadas

Ah… mas cita aí alguns Blocos que você acha que serão bem legais? Bom, estou superafim de conferir o Baile da Piki em Águas Claras; acredito que o CarnaRock, em Ceilândia, vai causar; assim como o DesMaiô (no Setor Carnavalesco Sul); o Divinas Tetas (ali na Biblioteca Nacional); e a comemoração dos 10 anos do Aparelhinho (que concentra na Torre de TV e depois segue para o Setor Bancário Norte). Só não se esqueçam de que a criançada também tem vez no Pais e Filhos, Baratinha e Pintinho, que faz parte do Galinho de Brasília, um dos tradicionais, assim como o Pacotão, que é simplesmente IMPERDÍVEL, pois a história do Carnaval de Brasília passa por esse bloco que sempre está na contramão da W3, saindo da 502 norte, rumo à 302 Sul, na tarde da próxima terça-feira (12)!

Esquindô-Esquindô… bares e afins

Se tem uma coisa bacana do Carnaval, é a pluralidade de agitos que rolam nessa época. Não é mesmo? Pois tem muita coisa grátis rolando na rua, assim como tem as opções pagas para todos os bolsos, oferecendo shows bem bacanas, maior segurança, comidinhas, bebidinhas, entre outras “comodidades”. O Carnaval do Mané 2024, que acontece na Arena BRB do Mané Garrincha terá na sua programação Menos é Mais, Nattan, Denis, Vintage Culture, Matheus e Kauan, Matheus Fernandes, João Gomes, Pedro Sampaio, Ana Castela, Xandi Avião, entre outros artistas. Preços e mais informações, clique aqui.  Agora, para quem é mais da noite e não perde uma balada alternativa por nada, o E.X.T.E.R.N.A.  e o Birosca do Conic  estão com eventos especiais acontecendo a partir da sexta-feira. Nesses agitos, eu vou! E você?

Carnaval do Mané vem aí com muitos shows

Já o pessoal que curte um esquema barzinho, destaque para o Primeiro Bar (no Sudoeste), que levantou uma estrutura de 2000 metros quadrados onde vai rolar frevo, samba, axé e até rock, além de drinks e petiscos da hora. Os valores e detalhes da programação, veja pelo Insta da casa. Aproveita e já confere também o perfil do Calaf (Setor Bancário Sul), onde vai rolar o Carnaval Espacial com Samba Urgente e outros nomes nessa sexta-feira (09). Outros dois lugares bons com agenda repleta de atividades para os foliões são o Primo Pobre (203 Norte) e o complexo cultural Bosque Park Norte (Setor Hospitalar Norte). E para não dizer que não citei nenhum bar da Asa Sul, O Porks estará sem cobrança de couvert ou entrada durante o Carna, quando vai rolar muita música boa, chope geladinho, drinks incríveis e aquele petisco de porco que não pode faltar! Em tempo, desses cinco endereços, somente o Calaf e o Porks não oferecem atividades para a garotada, os outros três sim!

Primeiro Bar já está preparado para o Carnaval 2024

Por fim e não menos divertido, tem sempre as opções dos Bailes de Carnaval nos tradicionais clubes da cidade. Na AABB, onde o agito sazonal Temporâneo está acontecendo, terá noites dedicadas ao Rei Momo, além de matiné, feijoada e até um showzaço com o Monobloco. Sabe o Iate Clube? Pois é, o lugar vai ser a residência do Quadradim da Folia, que contará com Bloco Eduardo e Mônica, 7 na Roda, MC BOckaum, DJs Cotonete, Maffra e muito mais, basta acessar a Bilheteria Digital para ir lá curtir. Por fim, tem o Minas Tênis Clube, com programação infantil, Samba do Pardim, Forró e Frevo Luizim, entre outras atrações que você se informa e garante pelo Sympla.

Eduardo e Mônica atração do Quadradim da Folia no Iate Clube

A todos que forem sair #PERAM…pulando por aí, já sabem: não é não; saiam em grupo de amigos; passem protetor solar; usem roupas leves; se alimentem; bebam água também; e um bom Carnaval!

 

Fotos: Agência Brasília e Agência Brasil / Reprodução - Instagram dos Artistas / Divulgação
Curtiu? Compartilhe!
Rolar para cima