Tramas em um Mundo de Transformação

Museu Nacional da República abriga exposição e desfile de moda com expoentes da arte indígena

A artista Daiara Tukano e o designer Maurício Duarte trouxeram a cultura indígena para dentro das paredes ovaladas do Museu Nacional da República, obra do mestre Oscar Niemeyer que, inclusive, muito se assemelha a uma oca gigante. Ali, respectivamente, aconteceram nas últimas terça e quarta-feira (10 e 11 de outubro) a abertura da exposição da exposição “Pamuri Pati – Mundo de Transformação”, de Daiara, e o desfile de “Tramas, última coleção de Maurício e que também marca o pré-lançamento da 16º Salão do Artesanato (programado para acontecer na cidade nos dias 15 a 19 de novembro).

Representada pela Galeria Millan, Daiara Tukano – que a cada dia vem ganhando mais reconhecimento no Brasil e no exterior – emocionou a todos ao surgir tocando uma flauta na abertura dessa incrível individual (que é composta por quadros, desenhos e instalações). Ao lado de seu pai Álvaro Tukano, entou cantigos e recebeu amigos em uma verdadeira “roda de roça”, quando compartilharam histórias e vivências próprias e de seus povos.

Em cartaz até o dia 26 de novembro, a mostra reúne cerca de 70 obras, entre elas, o “Espelho da Vida”, inspirado no manto Tupinambá e que foi destaque na 34ª Bienal de São Paulo. Outro destaque é a série “Kahpi Hori”, com pinturas que fazem uma alusão aos traços indígenas e “Festa no Céu”, composta por quatro grandes pinturas suspensas que representam pássaros sagrados.

Daiara Tukano
Lúcio Albuquerque, Luiza Vaz e Hena Lee
Tião Soares, Karina Miranda e Rodrigo Dias
Álvaro Tukano
Thiago Malva e Yaponã Guajajara
Ralph Gehre
Paulo Fluxus e Rogério Carvalho
Mariana Braga e Binho Perimotto

Arte nata

 

Celebrado e aplaudido em eventos como São Paulo Fashion Week e Climate Week (NY), o estilista Maurício Duarte emocionou os presentes com suas criações, que tem uma estreita ligação com o artesanato, desde sua adolescência, quando acompanhava sua mãe nas feiras, pintando camisetas com as mãos. Agora, suas roupas e adereços cheios de significados foram confeccionados em colaboração com artesãos de comunidades amazônicas.

A representatividade se fez presente até mesmo na escolha do casting para o desfile de “Tramas”, onde modelos e personalidades indígenas se fizeram presentes na passarela. Entre eles, a Deputada Federal Célia Xakriabá e o publicitário Yaponã, filho de Sonia Guajajara, a Ministra dos Povos Indígenas.

O happening marcou o pré-lançamento do 16º Salão do Artesanato, que movimentará o Pátio Brasil Shopping de 15 a 19 de novembro. Na ocasião, os sócios Rômulo Mendonça e Leda Simone, à frente da Rome Eventos, receberam representantes do Governo Federal, do Distrito Federal, de entidades como Sebrae, corpos diplomáticos e formadores de opinião. A artista Daiara Tukano também prestigiou Maurício Duarte com sua presença.

Romulo Mendonça, Leda Simone, Mauricio Duarte, Célia Xakriabá e Daiara Tukano
Maurício Duarte e Marina Sakamoto
Ricardo Stuckert?
Ahain Aam e Li Gojtãn
Célia Xakriabá
Yaponã Guajajara
Rose Rainha, Bernadete Alves, Samanta Sallum e Sarah Seilert
Franklin Martins, Liliane Trindade, Leda Simone e Rômulo Mendonça
Lindolfo Roccha

 

Serviços:

Pamuri Pati – Mundo de Transformação de Daiara Tukano

Onde: Museu Nacional da República

Quando: até 26/11/23, de terça-feira a domingo das 9h às 18h30

Quanto: Entrada Franca

Indicação: livre

Siga: @daiaratukano

 

16o Salão do Artesanato 

Onde: Pátio Brasil Shopping

Quando: de 15 a 19 de novembro

Quanto: Entrada Franca

Indicação: livre

Mais informações pelo link do evento ou  @salaodoartesanatooficial

Não deixe de seguir: @mauricioduartebrand

Curtiu? Compartilhe!
Rolar para cima