Países Baixos com a cultura em alta para brasilienses

Pautas culturais e abertura de exposição no Metrô Galeria agitam a semana da representação holandesa na capital federal

Visita aos principais museus e centros culturais da cidade, coquetel, inauguração de exposição tendo a água como tema. O Embaixador dos Países Baixos no Brasil André Driessen e os membros do seu corpo diplomático, tiveram uma semana movimentada. Na terça-feira (3) chegou a Brasília uma comitiva capitaneada pela Embaixadora para Cooperação Cultural Internacional do Ministério das Relações Exteriores do Reino dos Países Baixos Dewi van de Weerd e diretores de quatro renomados museus da Holanda: Naturalis, Mauritshuis, Nemo e Sonnenborgh.

Remon Boef, André Driessen, Dewi van de Weerd, Simone Perez, Edwin van Huis, Martine Gosselink, Josine Backus e Zilla Boyer
André Driessen e Edwin van Huis
Dewi van de Weerd
Martine Gosselink
Baile na Roça – Cândido Portinari (1923)
Dewi van de Weerd, Edwin van Huis, Martine Gosselink, André Driessen e Remon Boef
Reunião no MAB
Remon Boef
Zilla Boyer, Josine Backus, Martine Gosselink, David Terena, Remon Boef, Edwin van Huis, Marcelo Jorge, Simone Perez, Dewi van de Weerd e Felipe Ramón
Martine Gosselink, David Terena e Felipe Ramón
Zilla Boyer
Josine Backus
Martine Gosselink

Na agenda, visita ao Palácio do Itamaraty, Ministério da Cultura, Ibram- Instituto Brasileiro de Museus, uma visita mediada à exposição Portinari Raros, no CCBB Brasília e encontro no MAB- Museu de Arte de Brasília, com diretores de museus locais e com o subsecretário de patrimônio do Distrito Federal, Felipe Ramón. Uma recepção cultural, na residência oficial do embaixador brindou o sucesso da viagem da comitiva pela capital federal.

André Driessen, Dewi van de Weerd, Martine Gosselink e Edwin van Huis
Remon Boef, Vice-Embaixadora dos Países Afke Mulder e Burak Han Çevik
Chorodelas
Odécio Rossafa e Laudemar Aguiar
Daiara Tucano e Martine Gosselink
Felipe Rámon e Antonio Aversa
Cláudio Santana e Kátia Turra
Embaixatriz e Embaixador da Noruega Hege Ruud e Odd Magne Ruud com Bruno Hoffmann e Richard Prendergast
Zilla Boyer e Simone Perez
Tito Sá e Vinícius Gürtler

Já na quinta-feira (5), um coffee break oferecido pela Embaixada teve como cenário a estação 106 do metrô, com uma cerimônia que marcou a abertura da exposição “Água é Vida”, que fica aberta ao público até o dia 26 de outubro na Estação Galeria. Entre os presentes, figuras do corpo diplomático, jornalistas e representantes de órgãos governamentais, como o presidente do metrô Handerson Cabral, a diretora da ANA (Agência Nacional de águas e Saneamento Básico), Ana Carolina Argolo e o Secretário de Assuntos Institucionais Paco Britto, que junto com o Embaixador André Driessen discursaram sobre a importância desse recurso natural cada vez mais escasso ao redor do mundo.

Embaixador André Driessen
Embaixador André Driessen na cabine com a Maquinista
Andrea Holzwarth Corrêa
Afke Mulder e Jane Godoy
Ana Carolina Argolo, Paco Brito, André Driessen e Handerson Cabral
Dorota Ostrowska e o Embaixador da Bélgica Peter Claes’
Mar Fernandez Palácios e Jane Godoy
Embaixador e Vice-Embaixadora dos Países-Baixos André Driessen e Afker Mulder
Íris Helena França
André Driessen
Burak Han Çevik, Simone Perez e Júlia Orsini

Após os discursos, os convidados embarcaram em um vagão, exclusivo, do metrô rumo a Estação Galeria, onde a exposição foi inaugurada. São dezenove fotos selecionadas através de um concurso lançado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, com fotos de diferentes partes do planeta, incluindo o Brasil, que conta com o registro do pernambucano José Nunes, cuja foto traz um pescador puxando sua rede cheia de resíduos plásticos no rio Capiberibe, que corta a cidade de Recife.

A exposição “Água é Vida” é um chamado a ação que os Países Baixos fazem em prol da preservação da água, convidando a todos a compartilhar fotos no Instagram que mostrem os desafios hídricos e que inspirem as pessoas a agir, marcando @NLinBrasil e usando a hashtag #AguaEVida. Depois da Estação Galeria (5/10 a 26/10), no Metrô, a exposição segue para os Complexos Culturais de Planaltina (28/10 – 17/11) e Samambaia (20/11 – 11/12).

Fotos: Gilberto Evangelista
Curtiu? Compartilhe!
Rolar para cima