Brasília comemora o Dia do Quadrinho Nacional

Amantes do HQ tem encontro marcado com a nata dos quadrinistas do Distrito Federal em  feira cultural que traz diversas edições e um bate-papo entre Gabriel Góes e Thiago Borne

 

Para comemorar o Dia do Quadrinho Nacional em Brasília, a Oto Livraria (302 Norte, bloco E, loja 39, subsolo), em parceria com o site Raio Laser – Quadrinhos Além, realiza em 27 de janeiro, sábado, de 13h às 18h, uma feira com a presença de quadrinistas do Distrito Federal, expondo e vendendo suas publicações. Na ocasião, será lançada a revista Wunder Toy Comics #3 – Super Battle Monsters, de autoria de Gabriel Góes que às, 16h30, participa de um bate-papo com o toy maker Thiago Borne (Resinagem) e mediação do jornalista Pedro Brandt sobre os diálogos entre as histórias em quadrinhos e os brinquedos independentes.

 

Na feira, o público encontrará uma grande variedade de publicações autorais, com diferentes propostas estéticas e temáticas, com inspirações que passeiam pelos universos dos mangás, dos super-heróis e das graphic novels, em HQs de drama, humor e aventura. Além de Gabriel Góes e Thiago Borne, participam da feira: Bry Almeida, Euclides Neto, Fábio Paiva, Gauri, Jotape, Paulo PeresPedro D’ApremontPedro Ribeiro, Renata Rinaldi, Ricardo Diniz, Stéff, Tiago Palma, Waldenis Lopes e Wesley Samp.

O Dia do Quadrinho Nacional é tradicionalmente comemorado em 30 de janeiro por ser a data de publicação de “As aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma viagem à Corte”, pioneira HQ de autoria de Angelo Agostini, lançada na revista Vida Fluminense em 1869.

Quem é Gabriel Góes e Thiago Borne

O mais antigo quadrinista de Brasília em atividade, o premiado Gabriel Góes é autor responsável por personagens como Billy Soco e Tiger Fist (em parceria com Oriol Barbera) e a publicação Vania e a turma de Anexia (com Pedro D’Apremont). Cocriador e editor de publicações do selo brasiliense Samba, produziu ainda quadrinhos para revistas independentes como Prego e Ragú e ainda participou da residência artística (conduzida por Angeli e Laerte) que resultou no álbum Baiacu.

Góes também desenhou adaptações para quadrinhos de duas obras de Nelson Rodrigues, Vestido de noiva e Beijo no asfalto, com roteiros de Arnaldo Branco, e desenvolveu artes conceituais e storyboards para filmes e publicidade. Produziu também ilustrações para revistas como Rolling Stone, Galileu e o jornal Correio Braziliense.

Thiago Borne atua sob o pseudônimo Resinagem e é pioneiro na produção de brinquedos independentes e autorais no Brasil, com mais de cinquenta peças realizadas, tanto em resina quanto em vinil. Atuou em parceria com editoras e artistas do underground, como tatuadores, músicos, quadrinistas – caso de Gabriel Góes, tendo feito bonecos dos personagens Billy Soco, Tiger Fist e Mapinguari. Inspirado nas estéticas do punk rock, do heavy metal e em filmes de terror, Resinagem atualmente foca seu trabalho em peças de vinil, o chamado “soft vinyl” ou “sofubi”, muito popular na produção de bonecos no Japão.

 

PERAMBULANDO pelo Dia do Quadrinho Nacional em Brasília

Na Oto Livraria (302 Norte, bloco E, loja 39, subsolo) / Sábado 27/01 – 13h às 18h / Feira de HQs e lançamento da revista Wunder Toy Comics #3 – Super Battle Monsters (R$ 20), de Gabriel Góes / Bate-papo com Thiago Borne (Resinagem) e Gabriel Góes sobre histórias em quadrinhos e brinquedos independentes / Acesso livre.

Curtiu? Compartilhe!
Rolar para cima