Com declarações públicas de Denise Stoklos e Janette Dornellas, ator brasiliense entra em cartaz por curta temporada
Para quem gosta de teatro, aqui está uma dica para ficar atento. Nessa sexta-feira e sábado (11 e 12) estará em cartaz, na Casa da Cultura Brasília (703 Norte), o monólogo Demos com Luca Lima, um jovem e promissor ator brasiliense que, segundo palavras da multiartista e diretora Denise Stoklos, “ele é um talento enorme, um dos melhores performers que já vi na minha vida, desde já”.
A mímica e coreógrafa sabe do que está falando, pois conheceu Luca por volta de 2016, quando foi professora do rapaz, e vem acompanhando sua carreira a partir daí. E em Demos, o público terá a oportunidade de conferir um espetáculo que foi escrito, dirigido e encenado pelo próprio artista, e que marca o início de sua pesquisa em solo-performance, onde vem sendo apresentado em diferentes versões e formatos desde 2018.
A diretora da Casa da Cultura e proeminente figura das artes no cenário brasiliense Janette Dornellas endossa a opinião de Stoklos. “Fiquei impressionada com o domínio corporal, a força da expressão, a clareza do texto e a inteligência criativa do Luca. Não só no roteiro, mas na dramaturgia das cenas. Um grande artista, um grande ator, com tanto carisma e personalidade, que me fizeram receber esse espetáculo aqui na casa da Cultura. Tenho certeza que será um sucesso”.
Com duração de 40 minutos, Demos surpreende o público com reflexões sobre o momento em que vivemos e as atitudes humanas sem clichês ou divagações enfadonhas; mas de forma contundente, bem-humorada, criativa e leve. “Demos é uma fala-fluxo, uma fala-rio, que inunda, encharca, se estreita e se expande e deságua, por fim. Um corpo inaugura essa fala atormentado por uma sociedade à beira do colapso. Esse discurso – por assim dizer – não pretende responder a nada mas, como os peixes, mergulhar fundo quando as correntezas se mostrarem perigosas”, explica o artista.
Um pouco mais de curiosidades sobre o rapaz, Luca Lima é um solo performer que investiga as inquietações poéticas por meio da cena. É um estudioso das práxis do “Teatro Essencial” desde adolescente e estudante de graduação em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB). E com a admiração pública de gente que entende do assunto como Stoklos e Dornellas, Luca é o tipo de talento que deve valer à pena um pouco da sua atenção. Concorda?
Serviço:
Demos com Luca Lima
Onde: Casa da Cultura Brasília, SHCGN 703, bloco H, casa 12, Asa Norte
Quando: 11 e 12 de agosto de 2023 às 20 horas
Quanto: R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia entrada) – para quem contribuir com qualquer produto de limpeza para o espaço
Compre: (61) 98107-0545 (WhatsApp e chave-pix)
Siga no Instagram: @_lucablima
Foto: Nathan Balzani / Divulgação