Chico Buarque recebe Prêmio Camões quatro anos após anúncio

Um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos ganha a maior láurea da literatura em língua portuguesa

Escolhido por unanimidade, em 2019, o compositor, cantor e escritor, Chico Buarque, de 78 anos, ganhou o Prêmio Camões. Neste 24 de abril de 2023, ele finalmente conseguiu receber a maior honraria da literatura em língua portuguesa. Segundo o Ministério da Cultura, o  objetivo de consagrar um autor de língua portuguesa que, pelo conjunto de sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural do idioma

Na cerimônia realizada no Palácio de Queluz em Portugal, estiveram presentes o Presidente Lula (PT), juntamente com o Primeiro-Ministro Português António Costa e outras personalidades influentes da cultura e política lusófona.

O motivo da demora para Chico Buarque receber o prêmio, se deu por conta da pandemia de Covid-19 e pelo ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL) se recusar a assinar a documentação necessária para entrega da premiação. 

Apesar da falta de uma cerimônia de premiação, Chico Buarque recebeu os 100 mil euros (cerca de R$ 540 mil) que foram concedidos, sem problemas. Entretanto, a questão do diploma de Chico Buarque gerou uma situação em que os vencedores dos anos seguintes tiveram que esperar na fila para receber as cerimônias de premiação.

Mia Couto, vencedor do prêmio em 2013, fez questão de exaltar a obra do premiado. “Quando eu comecei a ouvir as canções do Chico, percebi que havia uma dimensão da nossa língua, que ela cantava e que guardava a poesia. Como a poesia, que é profundamente lírica, profundamente íntima, podia se manifestar e se podia revelar na canção”, afirmou.

O presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi, ressaltou a importância do prêmio, em um comunicado oficial. “É uma conquista extremamente forte e representa uma espécie de Nobel da Língua Portuguesa não só por todos aqueles que receberam África, os países africanos, Brasil e Portugal, mas também pela alta qualidade de seus jurados. Portanto, o Prêmio Camões é uma proposta que avança além das fronteiras e, no fundo, a partir da literatura promove a cultura do diálogo e da paz”. 

Carreira de Chico  na Literatura 

Chico Buarque é um dos mais renomados artistas brasileiros, famoso por sua carreira na música e na literatura. Como escritor, Chico Buarque publicou seu primeiro romance, “Estorvo”, em 1991 (imagem), que foi bem recebido pela crítica e lhe rendeu o Prêmio Jabuti.

Em seguida, ele publicou outros romances de sucesso, incluindo “Benjamim” e “Budapeste”, que também receberam prêmios literários importantes. Chico Buarque é conhecido por sua habilidade em criar personagens complexos e em explorar questões sociais e políticas em suas obras.

Além dos romances, Chico Buarque também publicou peças de teatro, como “Ópera do Malandro” e “Roda Viva”, que foram muito bem recebidas pelo público e pela crítica. Seus livros foram traduzidos para diversos idiomas e publicados em vários países.

Chico Buarque na música 

Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido como Chico Buarque, é um dos mais renomados músicos brasileiros. Nascido em 19 de junho de 1944, no Rio de Janeiro, começou sua carreira como compositor aos 19 anos.

Seu primeiro álbum, “Chico Buarque de Hollanda”, foi lançado em 1966 e já mostrava seu talento e versatilidade como compositor, abordando temas sociais e políticos. A partir daí, Chico lançou uma série de álbuns icônicos que se tornaram referências na música popular brasileira, como “Construção” (1971), “Meus Caros Amigos” (1976) e “Carioca” (2006).

Ao longo de sua trajetória, Chico recebeu diversos prêmios e honrarias, como o Grammy Latino de melhor álbum de MPB, por “Caravanas” (2018).

Suas letras sempre abordaram temas como amor, política, injustiça social e identidade brasileira, tornando-se um ícone da música brasileira e inspirando diversos outros artistas. Muitas de suas músicas foram censuradas durante o período da ditadura militar no Brasil, o que só aumentou sua popularidade e tornou suas canções ainda mais simbólicas.

Ao longo de sua carreira, Chico Buarque colaborou com diversos artistas brasileiros e internacionais, como Tom Jobim, Caetano Veloso, Gal Costa e Milton Nascimento. Suas composições já foram interpretadas por inúmeros cantores e cantoras, como Elis Regina, Maria Bethânia, Oswaldo Montenegro e Ney Matogrosso.

Com sua voz suave e poética, Chico Buarque conquistou o coração de milhões de fãs em todo o mundo e se consolidou como um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos. Seu legado na música e na literatura é inestimável e continuará a inspirar gerações futuras.


Leia também: Dra Janete Vaz lança livro na Livraria da Travessa


Fotos: Ricardo Stuckert, Divulgação e Reprodução Internet
Curtiu? Compartilhe!
Rolar para cima