Grande festa de celebração da música latina ganha novos olhares a partir da mudança para Espanha, que poderá mostrar ao mundo um pouco mais de suas riquezas culturais e artísticas
Pela primeira vez em sua história, a cerimônia de premiação do Grammy Latino ocorrerá fora dos Estados Unidos. Autoridades locais e organizadores do evento confirmaram que a região de Andaluzia, na Espanha, sediará a cerimônia deste ano. A novidade foi celebrada pelo presidente regional Juan Manuel Moreno, que considerou o fato um evento histórico para a região.
Juan Manuel Moreno afirmou que a realização do Grammy Latino em Andaluzia representa uma oportunidade para mostrar ao mundo a riqueza cultural e artística da região, além de impulsionar o turismo e a economia local. A escolha da região espanhola como sede do evento demonstra a importância que o Grammy Latino tem para a música latina e ibérica, bem como a relevância da região Andaluzia para o cenário musical.
Manuel Abud, diretor executivo da Academia Latina de Gravação, afirmou que “o Grammy Latino sair dos Estados Unidos pela primeira vez é motivo de comemoração especial, e nada melhor do que na Andaluzia”.
A entrega anual do Grammy Latino, cuja primeira edição foi em 2000, é tradicionalmente realizada em Las Vegas. No entanto, em algumas oportunidades anteriores, a premiação do Grammy Latino foi realizada em outras cidades dos Estados Unidos que possuem uma grande população latina, tais como Miami, Nova York e Houston.
O presidente da Andaluzia destacou que investir cerca de 18 milhões de euros (US$ 19,1 milhões) na organização do Grammy Latino pode gerar um retorno financeiro significativo para a região, podendo chegar a 500 milhões de euros (US$ 531 milhões). Ele também ressaltou que o evento é amplamente assistido nos Estados Unidos e em todo o mundo, o que pode impulsionar a projeção internacional da marca Andaluzia.
Confira os brasileiros que já ganharam o Grammy Latino Recentemente
Em 2022, o Brasil conquistou 7 prêmios na maior premiação de música da América Latina:
- Melhor Álbum de Samba/Pagode: “Numanice #2”; Ludmilla
- Melhor Álbum de POP Contemporâneo em Língua Portuguesa: “Sim Sim Sim”; Bala Desejo
- Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa: “O Futuro Pertence À… Jovem Guarda”; Erasmo Carlos
- Melhor Álbum de Música Sertaneja: “Chitãozinho e Xororó Legado”, Chitãozinho e Xororó
- Melhor Álbum de Música Popular Brasileira: “Indigo Borboleta Anil”; Liniker
- Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa: “Senhora Estrada”; Alceu Valença
- Melhor Canção em Língua Portuguesa: “Vento Sardo”; Jorge Drexler & Marisa Monte
Em 2021, Caetano Veloso ganhou a gravação do ano, e Anitta fez homenagem a Marília Mendonça. Confira os vencedores:
- Gravação do ano: “Talvez”; Caetano Veloso & Tom Veloso
- Melhor Canção em Língua Portuguesa: “Lisboa” ; Anavitória e Lenine
•Melhor Álbum de Samba/Pagode: “Sempre Se Pode Sonhar”; Paulinho da Viola - Melhor Álbum de Música Popular Brasileira: “Canções D’Além Mar”; Zeca Baleiro
•Melhor Álbum de Música Sertaneja: “Tempo de Romance”; Chitãozinho e Xororó - Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa: “Arraiá da Veveta”; Ivete Sangalo
- Melhor Álbum Instrumental: “Toquinho e Yamandu Costa – Bachianinha”; Toquinho e Yamandu Costa
Liniker se tornou a primeira artista transgênero brasileira a vencer um Grammy Latino.
Em 2022, a artista ganhou o prêmio de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira pelo seu trabalho “Indigo Borboleta Anil” e recebeu uma grande ovação ao fazer um curto discurso em espanhol. “Sou uma cantora, compositora, atriz brasileira. Hoje algo histórico acontece na história do meu país. É a primeira vez que uma artista transgênero ganha um Grammy”, afirmou Liniker.
Confira o momento:
Parabéns! @Liniker Melhor Álbum de Música Popular Brasileira 🎶👏👏👏 #LatinGRAMMY pic.twitter.com/pgaHqoK0yS
— The Latin Recording Academy / Latin GRAMMYs (@LatinGRAMMYs) November 17, 2022
Foto: Chris Pizzello/AP Photo e Reprodução da Internet