As tendências mostram que a moda caminha para um entendimento educativo, mas sem deixar de lado pormenores como romantismo e minimalismo
Tendências vão e vêm com intensa velocidade. Com a Internet ornando e representando os desejos de quem consome, essa velocidade alcança a rapidez da luz. As macrotendências – o que se tira do que é ‘ditado’ em eventos como as semanas de moda, a partir do que aparece na maioria dos shows –, ditam o que vai dominar, por bastante tempo, a moda a partir de estética, estilo e comportamento e serão “cansavelmente” vistas durante 2023.
As macrotendências são um conjunto de informações coletadas, analisadas e categorizadas em temas que merecem a nossa atenção. Esses temas são as apostas, que viram tendências de consumo e depois, produtos exclusivos e na sequencia, se transformam em modismos de um tempo.
Confira cinco macrotendências de moda que farão parte do nosso 2023:
Essa tendência é a personificação de uma vida mais simples, com um toque vintage, inspirada pelos anos 40 e 50. Aqui, o que predomina são paletas de cores suaves em tons pastéis e neutros. Quando se trata de estampas, pied-de-poule, xadrez vichy, xadrez clássico e xadrez tabuleiro são os padrões predominantes. Os tecidos mais leves, como algodão e tricoline, juntamente com trabalhos manuais, dão um toque de vida e romantismo a essa tendência.
As peças utilitárias são a nova moda nos closets, e não é à toa. Com a vida agitada, as roupas precisam oferecer mais do que apenas cobertura e estilo. A grande tendência agora é a funcionalidade dessas peças, graças aos materiais tecnológicos e aos bolsos inteligentes que facilitam a vida de quem usa. Bolsos com zíperes, elásticos, fivelas e passadores decorativos ou funcionais, fivelas de encaixe em tecidos como tactel, nylon e ripstop, além de uma ampla gama de cores que variam do neutro ao neon, são os pontos chave dessa tendência.
Atemporal e descomplicado, o básico ganha um toque divertido e moderno. Esqueça silhuetas sem personalidade, aqui a elegância marca presença sem abrir mão de conforto, em modelagem oversized, recortes ousados e alfaiataria desconstruída em tons sóbrios e os neutros clássicos: preto, branco, azul-marinho, caramelo e cinza têm destaque principalmente na alfaiataria, e predominantemente em regatas básicas, regatas cropped, tops cropped de tricô, blazers oversized, blazers e cropped. Essa tendência atemporal e descomplicada é perfeita para quem quer estar sempre elegante e confortável ao mesmo tempo.
Cores vibrantes e modelagens sensuais, cheias de personalidade e ousadia, que antes eram restritas a momentos especiais, como festas e festivais, ganharam espaço no dia a dia. Pele à mostra, cores vivas, sobreposições e sensualidade acentuada fazem com que essa tendência use e abuse de padronagens maximalistas, vibrantes e impactantes, como ombré/tie-dye, florais grandes e coloridos, corações, animal print, paetê estampa em tecidos como lurex e materiais refletivos. Aqui, a regra é simples: não seja básico, ouse, chame atenção e viva a vida em grande estilo.
A moda digital é uma tendência que não poderia ficar de fora dessa lista. O avanço tecnológico ocorre cada vez mais rapidamente e abre diversas portas e possibilidades para a moda. Não estamos falando apenas de roupas virtuais para serem usadas por avatares, mas sim da grande ferramenta de criação de imagens de moda e conceitos a serem explorados, desde a venda e conceitos puramente virtuais até a execução de peças que foram criadas primeiramente de forma virtual. Isso abre diversas possibilidades para explorar a criatividade e o poder de criação, bem como a relação entre moda e tecnologia. Embora não seja uma tendência usável no dia a dia, pelo menos não por enquanto, não pode ser deixada de lado, afinal, hoje em dia vivemos no mundo digital.
Imagens: Reprodução internet e Redes Sociais