Ao longo de quatro dias, evento contou com programação variada, marcando os 25 anos do shopping com momentos marcantes. Confira!
Quatro dias, mais de cinquenta eventos em uma programação intensa que colocou o Casapark no centro das atenções do design brasileiro. É isso mesmo, entre os dias 9 a 13 de setembro, a primeira edição do DW! Tour Brasília reuniu 13 lojas, 11 restaurantes e cafés, além de exibições de arte, talks, lançamentos e experiências que marcaram a chegada do maior festival de design da América Latina à capital, o presente de aniversário do Casapark para a cidade que, neste anos, completa 25 anos de vida.
Recapitulando, a abertura ficou por conta do artista visual Armarinhos Teixeira, que exibiu no Cinesystem CAIXA o curta Recordário de Adão. Ao longo dos dias seguintes, a Praça Central foi ocupada pela instalação Neoclipes aos Fatos, de Sanagê, enquanto no subsolo, a mostra Casa Brasília – Design Autoral em Território Cerrado reuniu a produção criativa do Distrito Federal sob a curadoria coletiva de membros da ADEPRO – Associação dos Designers de Produto do DF. Talks patrocinados pela Docol trouxeram grandes nomes do design nacional como Marcelo Rosenbaum, Celso Rayol e Jader Almeida, em encontros que lotaram os espaços e fomentaram reflexões sobre criação e futuro do setor.

Mas, justiça seja feita, foram as lojas as grandes protagonistas dessa 1ª edição da DW! Tour Brasília no Casapark. A Tidelli, por exemplo, apostou em uma imersão sensorial inspirada nos quatro elementos da natureza e apresentou sua Coleção Boho; a Breton aproveitou o evento para lançar sua primeira edição do Breton Signature, uma mostra de projetos digitais assinados por arquitetos convidados. Já a Ampla Eletro comemorou seus 10 anos de vida com experiências marcantes, como a Oficina de Drinks e o Jantar às Cegas; e a Chez Salete ocupou sua loja e o jardim do corredor com obras do mestre artesão Zé Bezerra, bate-papos criativos e oficinas artísticas ao longo dos quatro dias.
Enquanto colunista e fotógrafo, pude acompanhar de perto o talk que aconteceu no último dia 10 no estudiobola, que acaba de lançar coleção inédita após um hiato de dois anos e meio. Couros perfurados, tecidos exclusivos desenvolvidos com tecelagens brasileiras e móveis como os sofás Aida, Block e Gap marcaram o momento especial, celebrado com a presença do cofundador Maurício Lamosa e da diretora Débora Torquato.

Na quinta-feira 11, Jader Almeida e Gisele Schwartsburd – presidente da BRADA (Associação Brasileira de Design Autoral, fizeram um bate-papo sobre “Permanência”, o catarinense revisitou sua trajetória e discutiu os desafios de manter a identidade da marca enquanto se abre a novos territórios. Depois, no período da tarde, foi apresentada a nova vitrine da loja Jader Almeida no Casapark, com peças como o sofá Píer, a poltrona Lou e a mesa de centro Roots, além de acabamentos e tecidos que ampliam a versatilidade do seu mobiliário.
Já na sexta-feira 12, foi a vez da Hill House emocionar o público com o legado de Bernardo Figueiredo. Poltronas, cadeiras e luminárias do mestre do design brasileiro foram reeditadas pela Schuster e apresentadas em um encontro que reuniu Angela Figueiredo, filha do designer, a curadora Mila Rodrigues e Wilson Schuster. A conversa, que foi mediada pelo empresário Carlos Alberto Mendes de Oliveira, trouxe memórias pessoais e destacou a atualidade das criações de Bernardo, que, ainda este mês, chegam ao mercado internacional com lançamento em Londres.

Em tempo e em suma, uma salva de palmas ainda para Casa Barroco, Franccino, Lider, Lumini, Mainline e Spazio Interni e todas as operações de alimentação pela belíssima festa realizada. Afinal, com mais de uma década de história em outras capitais e edições já realizadas em mais de dez cidades brasileiras, o DW! Tour debutou em Brasília em grande estilo no Casapark que comemora um quarto de século em 2025, consolidando-se como palco de negócios, arte e design, um verdadeiro centro criativo do país e que a Coluna #PERAMBULANDO deseja muitos anos de vida e experiências enriquecedoras como esta. Confira mais cliques feitos por este colunista/fotógrafo logo abaixo:

















Fotos: Gilberto Evangelista