Curta-metragem estreia em Brasília após trajetória por festivais internacionais
Depois de cruzar fronteiras e conquistar espaço em festivais fora do país, o curta-metragem brasiliense “Em Transe” finalmente chega à sua casa: Brasília. A produção estreia no Cine Brasília no dia 4 de fevereiro (quarta-feira), às 20h, em sessão gratuita que marca a primeira exibição do filme na capital.

Com 24 minutos de duração, o curta percorreu um circuito internacional que incluiu exibições na Índia, Romênia (Bucareste), Argentina e Estados Unidos (Miami) — uma trajetória que evidencia a força das narrativas produzidas no Distrito Federal e sua capacidade de diálogo com diferentes culturas e públicos.
Dirigido por Ilana Lara, formada em Audiovisual pela Universidade de Brasília (UnB), o filme também já tem nova parada confirmada: em maio, integra a programação do festival Red Movie Awards, na França. Ilana começou sua caminhada nos festivais em 2017, com o curta universitário “Vida Pregressa”, exibido no Museu Nacional durante o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Agora, estreia pela primeira vez na tela do Cine Brasília com uma obra que mistura pulsação e delicadeza.
Entre adrenalina e ausência
Em “Em Transe”, acompanhamos Sofia e Alice, duas jovens movidas pela música, pela rebeldia e pelo desejo de fuga. Em busca de dinheiro para realizar uma viagem à Disney, Sofia carrega também um sonho íntimo: conhecer o pai, que vive nos Estados Unidos. A aventura, embalada por ritmo e urgência, revela camadas emocionais marcadas pela ausência paterna — um filme de ação com respiros dramáticos e sensibilidade genuína.

Cinema feito por mulheres, em família
A produção é assinada por Carolina Macêdo, artista e produtora audiovisual atuante na cena cultural brasiliense. O projeto também carrega uma dimensão afetiva: Carolina e Ilana são irmãs, e juntas celebram não apenas a estreia de um trabalho conjunto, mas também o fortalecimento de um cinema de protagonismo feminino, construído a partir de vínculos, coragem e presença.
“O filme circulou por diferentes países e culturas, mas apresentar esse trabalho em casa, finalmente na tela do Cine Brasília, é a melhor forma de celebrar a trajetória de ‘Em Transe’”, afirma Ilana Lara.
Após a sessão, o público poderá participar de um bate-papo com a diretora, equipe técnica e elenco principal.
Quer ir?
Estreia do curta-metragem “Em Transe”
4 de fevereiro de 2026 (quarta-feira), 20h
Cine Brasília (EQS 106/107)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: recomendado para maiores de 10 anos
📲 Instagram: @curta_emtranse



