Ele é a voz que traduz a moda e o comportamento social, profetizando o futuro criativo com seus vídeos que duram apenas 3 minutos na telinha e muitos dias na sua mente.
Quem é Jorge Grimberg? Um jornalista de moda? Um escritor? Um mentor de carreiras criativas? Talvez tudo isso e até um pouco mais. Grimberg é daqueles nomes que conseguem transitar entre muitas áreas sem perder a essência. Graduado em Administração de Empresas, construiu uma trajetória sólida como diretor comercial e de marketing da WGSN — a maior empresa de análise de tendências do mundo — e foi durante dez anos o olhar brasileiro dentro do cenário internacional. Mas a inquietação falou mais alto: ele queria contar histórias, provocar reflexões, ensinar. E foi aí que o comunicador se impôs de vez sobre o executivo.
Por que ele vem fazendo tanto sucesso? Porque fala de moda sem se prender apenas às roupas. Grimberg enxerga tendências como espelho de comportamento, cultura e futuro. Essa visão levou seus textos para veículos como Vogue América, Business of Fashion, CNN Style e Coolhunting, além de três anos como colunista do jornal O Estado de S. Paulo. Não à toa, foi eleito pelo portal Style.com e pela Vogue Runway como “a voz da sua geração para a moda brasileira”.
Em 2017, lançou o livro Vida Criativa, pela Estação das Letras e Cores, reunindo histórias de quem ousou transformar a carreira através da autenticidade. Desde então, sua missão ficou clara: ajudar profissionais criativos a encontrar usar sua própria voz e fazer bom uso dela. Seja como professor convidado no mestrado em Design da Comunicação da Faculdade BAU, em Barcelona, como mentor na Belas Artes em São Paulo ou como palestrante nos principais eventos de moda da América Latina ou ainda nos cursos que lança por iniciativa própria (e que este colunista está doido para fazer um dia), Grimberg passou a inspirar multidões.
Mas foi nas Redes Sociais (tanto no Instagram, quanto no TikTok) que ele conseguiu traduzir sua forma única de comunicar: com o projeto 3 Minutos de Moda, já ultrapassou a marca de 10 milhões de visualizações e ressignificou a maneira como se consome jornalismo de moda digital. Direto, rápido, acessível — mas sem perder densidade.
Além disso, seus workshops – Futuro Day e Encontre a Sua Voz – já reuniram mais de 2 mil profissionais desde 2021, sempre com a proposta de debater criatividade, comunicação e tendências. Ele não apenas comenta o presente: prepara pessoas para o futuro.
O fato é que, em tudo o que faz, Jorge Grimberg mistura persistência, dedicação e intuição. Não se trata apenas de prever o próximo movimento da moda, mas de mostrar que as tendências mais importantes nascem de dentro para fora. Talvez seja por isso que ele faz sucesso, porque conecta estilo, mercado e humanidade com maestria, como o fez na palestra que realizou no último sábado (23) na capital federal, durante o Interfashion Brasília.
Claro que este colunista não perdeu a opurtunidade para fazer um #GETTOGETHER (clique aqui para assistir), onde ele revelou que sempre se arrepende quando compra roupas da moda; que estamos todos emburrecendo; e onde vai se nutrir mentalmente no mundo digital. Isso tudo e muito mais em uma entrevista marota, rápida, cheia de surpresas e que também não ultrapassa três minutos de duraçao. Nossa! Será uma coindência? Talvez não, afinal, estar um passo a frente é um movimento que conecta pessoas.
Fotos: Gilberto Evangelista + Reprodução Instagram