Repaginado, o espaço faz parte de uma estratégia de rebranding que está apenas começando no restaurante mais descolado da capital federal, que também lançou menu degustação de dar água na boca. Confira!
Um dos maiores ícones da gastronomia brasiliense, o Restaurante Universal inaugurou na última semana, o seu novo mezanino. Reformulado por completo, o espaço foi apresentado em um evento exclusivo, com menu degustação harmonizada com espumantes e vinhos Casa Valduga, para imprensa, influenciadores e convidados, marcando uma nova fase da casa, que em breve completará 30 anos.
Com um projeto que alia elegância, conforto e versatilidade, o mezanino ressurge com proposta mais cênica, intimista e glamourosa, ideal para encontros românticos, eventos corporativos e celebrações memoráveis. A reconfiguração faz parte de um amplo processo de revitalização pelo qual o Universal vem passando nos últimos anos.

“A casa sempre foi conhecida por sua alma vibrante, mas entendemos que tradição não pode ser sinônimo de estagnação. Nosso compromisso é seguir encantando com experiências de outro mundo, o que exige olhar constante para o presente e o futuro”, afirma Estefanía Morey, sócia e diretora comercial da casa, que há oito anos integra a gestão do restaurante.
Além da renovação do mezanino, a casa também tem investido em mudanças estruturais e conceituais. A ambientação está sendo revista por setores, a carta de vinhos foi ampliada, novos festivais têm movimentado a agenda do local e surpresas visuais e sensoriais estão por vir.
O movimento, segundo os sócios, faz parte de um conjunto de ações mais amplo, cujo objetivo é alinhar a percepção da marca com o valor simbólico que o restaurante entrega. “Pretendemos, com esse rebranding, fortalecer a autoridade e a presença da casa no segmento, nos posicionando com mais força no cenário da alta gastronomia de Brasília”, explica a diretora comercial.
Menu degustação
O menu degustação realizado pelo Universal com a Casa Valduga celebrou a alta gastronomia brasileira com toques sofisticados e harmonizações precisas. A experiência começou com a Entrada Especial de Frutos do Mar (vieira grelhada na manteiga de ervas, páprica e caviar, servida com doce de leite trufado e crocante de arroz selvagem). O prato foi harmonizado com o espumante Casa Valduga Arte Brut, elaborado com Chardonnay e Pinot Noir.
Na sequência, o Especial Bacalhau (confitado no azeite extravirgem, com pimentões coloridos assados, envolto em presunto de Parma, acompanhado de mousseline de mandioquinha). A harmonização ficou por conta do Casa Valduga Naturelle Reserva, blend de Gewurztraminer e Chardonnay.
O prato principal foi o clássico Filé Wellington (ao molho de ervas e acompanhado de legumes grelhados), combinado com o vinho Casa Valduga Terroir Merlot.
Para finalizar, a sobremesa foi o Mini Brownie Sundae (com bolo de chocolate e castanhas-do-Brasil, sorvete de creme, calda quente de brigadeiro, chantilly e farofa de pé de moleque). A taça final foi do espumante Casa Valduga Arte Rosé, também com Chardonnay e Pinot Noir.
Em tempo, os pratos apresentados em primeira mão durante o evento, ficarão disponíveis no menu especial do restaurante durante três meses.
Fotos: Facundo Fotografia