Vem aí mais uma edição do Safras do Cerrado

Maior evento gastronômico do Cerrado acontece de 08 a 10 de agosto no Parque da Cidade, com entrada gratuita e programação completa para o público e profissionais do setor.

Entre os dias 8 a 10 de agosto, Brasília será novamente palco de uma celebração dos sabores, saberes e negócios que nascem no coração do país graças à 2a edição do Safras do Cerrado que acontece no Estacionamento 11 do Parque da Cidade, reunindo chefs renomados, pequenos e médios produtores da agroindústria, empreendedores, estudantes, especialistas e o público em geral em torno de uma programação gratuita e rica em conteúdo e experiências. Com infraestrutura completa, o evento está pronto para receber mais de 10 mil visitantes ao longo dos três dias. Com foco no fortalecimento das cadeias produtivas do Distrito Federal e entorno, o projeto destaca e promove produtos regionais como vinhos, cafés, cachaças, cervejas artesanais, queijos, embutidos, cogumelos, alimentos orgânicos e outros ingredientes do Cerrado, integrando o campo à mesa e impulsionando a economia criativa e sustentável.

A iniciativa nasceu como documentário em 2022 e ganhou corpo em 2024, transformando-se em um evento de médio porte que surpreendeu o público e o setor gastronômico com sua curadoria criteriosa e atmosfera acolhedora. Agora, em 2025, o Safras do Cerrado retorna ainda mais robusto, com foco em três pilares: formação, cultura e empreendedorismo. Confira abaixo estão os destaques da programação:

  • Curadoria de Expositores: seleção criteriosa de 60 pequenos e médios produtores do DF e entorno, garantindo diversidade de segmentos e representatividade territorial.
  • Cozinhas-Show com degustações harmonizadas: com curadoria de Gil Guimarães e Leninha Camargo, que selecionaram chefs que conduzirão aulas ao vivo com pratos preparados com ingredientes do Cerrado. As degustações serão harmonizadas com vinhos produzidos na região, promovendo uma experiência sensorial completa. O palco das experiências será novamente comandado pela Chef e Apresentadora Leninha Camargo que conduz com maestria as atividades programadas. As inscrições para todos os momentos são limitadas, gratuitas e realizadas no local com 1 hora de antecedência à realização.
  • Degustações guiadas: sessões temáticas com sommeliers, baristas e produtores, voltadas para grupos limitados, com distribuição de fichas técnicas aos participantes Painéis técnicos e palestras: com curadoria da Chef Leninha Camargo que trouxe temas como inovação no campo, diversidade gastronômica e sustentabilidade os quais serão debatidos por especialistas convidados.
  • Espaços sensoriais e culturais: o público poderá vivenciar aromas, texturas e sabores por meio de experiências sensoriais, além de aproveitar apresentações musicais com artistas locais ao final de cada dia.
  • Praça de alimentação: chefs e empreendimentos gastronômicos da cidade trazem menus autorais e criativos inspirados na identidade do Cerrado.

A proposta do Safras do Cerrado é gerar visibilidade, negócios e conexões de valor entre todos os agentes da cadeia produtiva — do agricultor ao chef, do pequeno produtor ao consumidor final. Com infraestrutura acessível, ambiente inclusivo e programação pensada para todos os públicos, o evento reforça o posicionamento de Brasília como polo gastronômico nacional, promovendo tradição, inovação e sustentabilidade. O evento contará ainda com a participação de oficinas ministradas pelo SENAC/DF.

A Cozinha do palco é um destaque a parte, será montada pela Total Serv que se destaca no mercado por sua excelência em montagem de cozinhas profissionais. Premiada como uma das melhores assistências técnicas do Brasil, a empresa oferece soluções inovadoras e sob medida para qualquer tipo de cozinha de produção. Possui um centro de treinamento e showroom interativo onde os clientes podem conhecer e testar os produtos.

Outro destaque serão as proteínas usadas nas preparações das aulas-show pelos chefes. Todas devidamente selecionadas e produzidas pela Melhor Carnes que se consolidou como um clássico açougue especializado  em cortes especiais. A valorização dos produtos do cerrado estará presente em todo o evento e conta com o apoio da Central do Cerrado e Terramana.

O Centro Universitário UDF que é referência em cursos de gastronomia nas modalidades bacharelado e tecnológico também estará presente no palco com alunos que apoiaram em todos os momentos das aulas-show e talks. Os cursos ministrados pela instituição proporcionam formação teórica e prática em técnicas culinárias e gestão de alimentos e bebidas, com foco em diferentes áreas como cozinha brasileira, internacional, panificação e confeitaria. Os chefes terão louças especiais para os empratados, especialmente desenvolvidos e assinadas pelo Ateliê Nog que produz peças em formas que nascem do tempo, entre terra, fogo e alma. Cerâmicas artesanais totalmente feitas à mão e que são do cerrado.

Os interessados em participar de qualquer uma das atividades do Safras do Cerrado podem retirar o ingresso pelo site oficial do evento. Vale lembrar que para as aulas práticas, a inscrição deve ser feita no próprio dia do evento, no local.  Não perca, pois esta é uma excelente oportunidade para conhecer de perto a riqueza da gastronomia do Cerrado e valorizar os produtos locais.

Ode ao Cerrado…

Safras do Cerrado / Estacionamento 11 do Parque da Cidade / 08 a 10 de agosto – quinta das 18h às 22h; sexta das 12h às 22h / sábado das 12h às 20h / Entrada gratuita / Mais informações e programação completa em  @safrasdocerrado

 

Fotos: Reprodução Instagram
Curtiu? Compartilhe!
Rolar para cima