Sense Moda Criativa abre inscrições para estilistas do DF

Projeto oferece recursos e mentoria para o desenvolvimento de coleções. Ao fim do projeto, um desfile é promovido para os cinco talentos selecionados.

Estão abertas as inscrições para o projeto Sense Moda Criativa, que oferece estrutura técnica, criativa e financeira para estilistas do Distrito Federal. Em sua quarta edição, a iniciativa seleciona cinco designers com o propósito de inseri-los no mercado da moda. Cada um dos selecionados vai apresentar uma coleção-cápsula com o tema “A Construção: candangas do amanhã”. As inscrições estão abertas até 14 de julho, são gratuitas e podem ser feitas clicando neste link.

Para esta edição, estilistas com carreiras estabelecidas no mercado da moda ficam responsáveis pela curadoria e mentoria aos selecionados. Rafaella Lacerda, Romildo Nascimento e Sergio Calado formam o trio responsável por orientar as criações para as cinco coleções que serão apresentadas em um desfile com estrutura e equipe profissionais no dia 4 de outubro. Os profissionais têm a missão de observar critérios como originalidade, referências, criatividade na abordagem,  adequação ao tema e capacidade técnica na execução das coleções.

Cada um dos criadores que se inscrever precisa apresentar uma proposta autoral de coleção. O resultado sai no dia 16 julho no Instagram do Sense. O passo seguinte é o processo de mentoria com o trio curador. Para a criação das coleções, cada designer recebe R$ 6 mil de incentivo para o financiamento de material e mão de obra.

Alma candanga

Diante do tema “Construção: Candangas do Amanhã”, cada designer tem a liberdade criativa para o interpretar à sua maneira, se inspirando na estética de Brasília, nas pessoas e em suas histórias, de acordo com o criador do projeto Igor Alessandro, que também atua como a drag queen Ayobambi. “O tema foi escolhido por conta do marco dos 65 anos de Brasília. A ideia é trazer um olhar mais afetivo e profundo sobre a capital, para celebrar a cidade e valorizar quem a construiu, as candangas e candangos, responsáveis por essa mistura que forma a identidade brasiliense”, define.

O projeto é realizado com fomento Fundo de Apoio à Cultura (FAC), com realização de Ayobambi e produção executiva de Quadradinho Soluções Criativas. Promovido desde 2023, o Sense já lançou no mercado brasiliense 15 estilistas e se firmou como plataforma para incentivar criadores de moda do DF para que possam explorar e desenvolver suas identidades criativas, tanto para o segmento comercial ou conceitual.

A cada edição, a iniciativa coloca em prática o debate sobre a fluidez na moda e como essas questões estão representadas na sociedade, sempre com o propósito de quebrar estereótipos ao propor neutralidade, com a apresentação de modelagens para todos os tipos de corpos.

Para empreender no mundo fashion
Sense Moda Criativa – 4ª edição / Inscrições gratuitas até 14 de julho / Clique – se inscreva / Siga @sensemodacriativa

Fotos: Divulgação

Curtiu? Compartilhe!
Rolar para cima