Partiu BDW25 com simbólico baile de máscaras

Projeto BDW Experiências é apresentado com “Baile de Máscaras” no Teatro Nacional Claudio Santoro

Um dos símbolos da arquitetura e do design de Brasília, o recém-reaberto Teatro Nacional Claudio Santoro, foi palco do lançamento do projeto BDW Experiências. Num resgate da história do espaço, que já sediou bailes carnavalescos com autoridades e até astros de Hollywood nos anos 1960, e em celebração ao título de “Cidade Criativa do Design” pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a iniciativa promoveu nesta terca-feira, dia 18 de março, um Baile de Máscaras no foyer da Sala Martins Pena. O evento para convidados marcou o início do projeto e o lançamento oficial da Brasília Design Week (BDW25). Ambos integram ações do Movimento Brasília Cidade Design.

Principal evento do Movimento Brasília Cidade Design, a BDW acontecerá de 11 a 17 de junho, no Teatro Nacional Cláudio Santoro e terá como tema este ano “Design, Memória e Futuro”, convidando a todos para um mergulho nas raízes e nas perspectivas que definem a identidade de Brasília, unindo passado, presente e futuro em experiências ricas e inovadoras. Em 2025, a BDW apresenta o design como elo vital entre a história e os caminhos que estamos construindo hoje para a perspectiva de futuros possíveis.

Já o BDW Experiências “é um projeto que nasce com o intuito de estimular a inovação e o desenvolvimento do setor como parte do Movimento Brasília Cidade Design, que ocorre de forma contínua e atemporal para fomentar e promover o design brasiliense para o Brasil e o mundo, apresentando o que há de mais criativo, inclusivo e sustentável sobre o design do Distrito Federal”, como explica Caetana Franarin, idealizadora do projeto e da BDW.

Caetana Franarin

Até maio, o projeto terá palestras, encontros, exposições, interferências urbanas, visitas guiadas e visitas técnicas, que aquecerão a cidade antes da nova edição do BDW25 e fortalecerão o segmento com ações criativas e de network. As atividades são voltadas para pesquisadores, profissionais, estudantes, investidores, empresas e o público geral.    

Em abril, o destaque é a Interferência Urbana e Exposição no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul. A intervenção apresentará experiências estéticas e sensoriais, além de várias tecnologias criativas do design. Também estão previstas as palestras sobre “Inovação e Design” e “Técnicas e Práticas de Sustentabilidade Inclusivas Aplicadas ao Design”.

 O BDW Experiências é uma realização do Instituto Desponta Brasil, responsável pelo BDW25. Os eventos têm o objetivo de fortalecer a economia digital e sustentável e ampliar o reconhecimento de Brasília como um centro de excelência em design e inovação. Além disso, geram oportunidades de empregos e atraem investimentos não só enriquecem o setor criativo local, como a vida dos habitantes e do meio ambiente.

 

O BDW Experiências é uma realização do Instituto Desponta Brasil e Brasil Criativo – Instituto Brasil de Economia Criativa, responsáveis pelo Brasília Design Week, com apoio da Adepro, da Adegraf, da Fecomércio DF, da Câmara Empresarial de Economia Criativa do DF, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Distrito Federal, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Espaço Cultural Renato Russo e do Arquivo Público do Distrito Federal.

Fotos: Cris Costa
Curtiu? Compartilhe!
Rolar para cima