Se brindar à vida durante um bom happy hour recheado de amigos já é um programa para lá de gostosinho, imagine trocar o “saúde” por “proost” e o limão por laranja ou maracujá na hora de preparar as caipirinhas! Pois é, pessoal, foi exatamente isso que aconteceu na noite desta quarta-feira (02), durante o evento organizado pela Embaixada dos Países Baixos no Infinu (506 Sul) para comemorar a Semana da Língua Neerlandesa na capital federal.
E como happy hour não existe sem uma boa discotecagem, o agito contou com não apenas um, mas três DJs, que prepararam, cada um a seu estilo, setlists onde a música holandesa não ficou de fora. A sequência começou com Rodrigo Barata, cofundador do Sistema Criolina (foto de capa), seguido pela DJ Tanvi (da Índia) e finalizada por André X, ex-integrante da banda Plebe Rude.
Para quem gosta de curiosidades, falada por cerca de 23 milhões de pessoas, a língua neerlandesa, também conhecida como holandês, é o idioma oficial dos Países Baixos e de regiões da Bélgica (Flandres), assim como de ex-colônias holandesas como Suriname, Curaçao, Aruba e outros territórios caribenhos. Pertencente à família germânica ocidental, a língua tem certa similaridade com o alemão e o inglês, o que facilita a compreensão mútua em alguns aspectos. Ao longo da história, o neerlandês desempenhou um papel importante no comércio marítimo e cultural, expandindo sua influência para várias partes do mundo.
É claro que muito neerlandês foi ouvido durante o happening no Infinu, mas, como Brasília reúne embaixadas de inúmeras nacionalidades, a noite foi uma verdadeira miscelânea de línguas, como português, francês, espanhol, inglês, entre outros idiomas. Agora, fique com mais alguns cliques capturados por este colunista/fotógrafo de quem passou por lá e não deixe de clicar aqui para ver o vídeo que fiz do evento:
Fotos: Gilberto Evangelista