Diversidade musical, inovação sustentável e uma vibe única marcam a 10ª edição do evento que movimenta a capital.
Prepare-se para viver mais uma vez o Festival Bocadim, que agita Brasília entre os dias 06 e 08 de setembro, na área externa do Eixo Cultural Ibero-Americano. O evento chega com tudo, trazendo nomes que prometem elevar o som e a vibe da capital como a irreverente Banda UÓ(GO/SP – na capa desta matéria), que promete um show exclusivo de tirar o fôlego. Thiago Pethit (SP) é outra atração que retorna aos palcos com toda sua teatralidade e hits marcantes, assim como a rainha da sofrência, Raquel dos Teclados (BA), que promete embalar corações. Já a Banda Lamparina (MG), se revela como uma mistura de pop, rock e indie, ou seja, a cara da juventude; enquanto Zaynara (PA), a revelação do tecno-brega-melody, chega a essa festa com as bençãos de sua madrinha musical, ninguém menos que Joelma. Por fim, as argentinas da Kumbia Queers (ARG) trazem seu som inconfundível de kumbia-pós-punk para o encerramento.
Porém, que fique bem claro que as atrações não param por aí. O festival ainda conta com a presença da Banda do Músico-DJ-Produtor Musical (SP), o talentoso Kassin (RJ), além dos sets vibrantes dos DJs Telma e Selma (DF) e Laine D’Oliva (DF). Dayse Hansa, a mente por trás do festival, comemora a trajetória do evento, que desde 2014 vem colocando diversidade em pauta. “Chegar à 10ª edição é um orgulho imenso. Desde o início, o Bocadim se propôs a trazer uma line-up que celebra a diversidade, com destaque para artistas LGBTQIAP+ e mulheres. Hoje, vemos que contribuímos de forma significativa para a inclusão desses artistas nos grandes festivais da cidade. Como sempre brincamos, aqui tem um bocadim de tudo para todes”, sentencia Dayse.
Coisas do Bocadim
Um destaque especial dessa edição vai para os talentos locais e regionais, escolhidos através de um edital com curadoria de peso, formada por nomes como Brenda Lima, Eduarda Kona Zion, Eli Moura, Mar Nóbrega e Rafaella Ferrugem. Entre os selecionados, estão artistas como Bárbara Silva, Blake Damon, Ediá, Elon (PB), Gaivota Naves, Kluber (PR), Lunar Dream, Pratanes, Puta Romântica, Ralé Xique, Shaira e Thiago Jamelão.
Patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, O Bocadim 2024 vem com outras novidades que reforçam seu compromisso com o futuro. Este ano, o festival lança um plano de sustentabilidade, que não só vai gerenciar os resíduos, mas também focar no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Praça de Alimentação, repleta de opções vegetarianas e veganas, promete reduzir o impacto ambiental e atender os paladares mais conscientes.
E tem mais: o evento também vai promover ações de respeito e equidade no backstage, além de criar um espaço seguro para acolher casos de assédio. As tradicionais oficinas de produção cultural e coquetelaria, que acontecem antes do festival, continuam sendo oferecidas gratuitamente para quem quiser mergulhar de cabeça na cultura.
Um bocado de coisa boa!
10ª Edição do Festival BOCADIM / 06 a 08 de setembro / Eixo Ibero-americano de Cultura (antiga Funarte) – Bsb/DF / Preço: R$ 20 (meia-entrada) / Classificação 16 anos/ Compre aqui
Foto: Banda UÓ - Capa / Reprodução Instagram