63 anos de Brasília terá shows gratuitos e atrações pela cidade

Fundo de Quintal, Joelma, Maiara e Maraisa e muito mais aquecem o fim de semana com feriado na capital

Entre os dias 21 e 23 de abril, a celebração do 63º aniversário de Brasília contará com a presença de renomadas atrações musicais em um palco montado na Torre de TV. Estão confirmados para o evento a dupla sertaneja Maiara & Maraisa, a cantora Joelma e o grupo Fundo de Quintal.

O Governo do Distrito Federal (GDF) promete uma celebração de aniversário de Brasília que atenda a todos os gostos, estilos e idades. Com uma grande festa que inclui shows de música popular e clássica, além de diversos eventos e atrações espalhados pela capital, a comemoração deste ano estará concentrada em um palco montado na Praça da Torre de TV.

A programação do 63º aniversário de Brasília espera receber cerca de 20 mil pessoas diariamente. O Secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, destaca a resiliência da cidade, enaltece suas belezas e relembra as palavras do líder da Legião Urbana, banda icônica do rock nacional nascida na capital.

Para Bartolomeu, Brasília chega aos 63 anos se reinventando, após superar os desafios recentes. A cidade é conhecida por suas belas paisagens, céu e arquitetura, o que mostra que Brasília continua sendo uma cidade viva em um Distrito Federal em expansão. Além disso, ele relembra as palavras de Renato Russo, poeta intrinsecamente ligado à terra da capital, que em um verso eternizou: “Meu Deus, mas que cidade linda”.

Eventos por toda Capital

Após três anos sem grandes atrações devido à pandemia, a celebração do aniversário da cidade conta com uma programação especial neste ano. Além disso, as comemorações começaram antecipadamente com as atividades do Abril Indígena, que serão realizadas até o dia 25 no Memorial dos Povos Indígenas (MPI). Essa programação inclui diversas atividades, como oficinas, contação de histórias para crianças, debates e uma feira de artesanato que reúne a riqueza cultural de diversas etnias espalhadas pelo Brasil.

No Espaço Cultural Renato Russo, uma semana de atrações artísticas promete animar os brasilienses durante as comemorações do aniversário da cidade. A programação inclui exibição de filmes, concertos sinfônicos, atividades infantis, feiras culturais, exposições e até um baile de aniversário. 

O ponto alto das festividades será a homenagem ao jornalista, escritor, poeta e agitador cultural TT Catalão, que faleceu em janeiro de 2020. Os eventos já tiveram início no dia 16 e continuarão até os dias 21, 22 e 23, marcando também o primeiro ano da Gibiteca, espaço querido pelos fãs de histórias em quadrinhos e mangás.

As bibliotecas Nacional e Pública de Brasília terão uma programação diversa de oficinas, apresentações musicais, debates e palestras, batalha de rap, meditação e sessão de autógrafos, a partir do dia 18. A gerente da Biblioteca Nacional, Marmenha Rosário, destaca a importância da instituição como centro cultural, que deve desenvolver novos serviços que atendam às necessidades locais e promovam a preservação da memória e disseminação da informação.

Conjunto Nacional
Coletivo Criolina

Para celebrar a data, o Conjunto Nacional vai promover, de 21/04 a 23/04,  uma agenda especialíssima que reúne algumas das coisas preferidas dos brasilienses. O Festival traz edição comemorativa do Pedal Cultural, Cine Conjunto, cinema open air que terá na programação curtas infantis e longas metragens que são sucessos de público e crítica e que têm tudo a ver com Brasília: Rock Brasília – Era de Ouro (Vladimir Carvalho), Eduardo e Mônica (René Sampaio) e O Último Cine Drive in (Iberê Carvalho), além de muita música boa com nomes como a Banda 4 Estações, e coletivo de DJs Criolina. As atrações serão gratuitas, mediante retirada de ingresso no aplicativo do shopping. 

Cine Brasília

O Cine Brasília celebra o aniversário da cidade com a mostra “Brasília, Duas ou Três Coisas que Eu Sei Dela”, exibindo 11 filmes, entre longas e curtas-metragens de diferentes épocas.

Destaque para a redescoberta do curta-metragem “Brasília – A Cidade da Alvorada”, do sueco Torgny Anderberg, com imagens inéditas da capital em construção em 1959.

Maratona

Para os amantes de esporte, a Maratona de Brasília, que ocorre no dia 21 de abril em celebração aos aniversários da capital, voltou ao calendário esportivo do Distrito Federal e oferece percursos de 42km (individual e em dupla), 10km e 5km.

O evento contará com shows de bandas emblemáticas da cidade, incluindo o grupo Eduardo e Mônica, e terá largada às 7h, no Eixo Monumental, em frente ao Palácio do Buriti. Haverá mais de R$50 mil em prêmios e uma categoria para pessoas com deficiência. 

Liberty Mall

No Liberty Mall a comemoração dos 63 anos da capital federal, fica por conta da exposição “Brasília 63 anos – a concretização de um sonho”, que acontece de 18 a 30 de abril. Em parceria com Mercedes Urquiza, autora do livro “A Trilha do Jaguar: na Alvorada de Brasília”, lançado em 2018, e o Museu Vivo da Memória Candanga. 

O shopping apresenta uma viagem no tempo, com a exibição de materiais, mobiliários históricos e fotografias premiadas de Ake Borglund. Além disso, a programação inclui uma roda de conversa com Mercedes e exibição do documentário “A invenção de Brasília”.

A exposição oferece um olhar humano sobre o início da construção da capital, contando a história da viagem da pioneira Mercedes Urquiza de Buenos Aires até o Planalto Central, em 1957, quando a capital ainda nem constava no mapa do Brasil. 


Fotos: Divulgação
Curtiu? Compartilhe!
Rolar para cima