Instalado no Pátio Brasil desde maio, o espaço desafia o olhar, provoca o cérebro e convida o público a brincar com a própria percepção.
O sucesso foi tanto que o Museu das Ilusões decidiu ficar mais um pouco na capital. A mostra, inédita na América Latina e com o maior acervo de ilusões de ótica do mundo, segue em cartaz no Pátio Brasil Shopping até o dia 26 de outubro. Desde a estreia, em maio, a atração já encantou milhares de visitantes — e promete continuar surpreendendo tanto quem chega pela primeira vez quanto aqueles que querem viver o encanto novamente.
Em um espaço de 1.000 m² e mais de 80 instalações interativas, o museu transforma o impossível em experiência sensorial. A cada passo, o visitante é convidado a duvidar do que vê: uma Casa Invertida que desafia a gravidade, Cadeiras Confusas que brincam com a escala e a Sala de Ames, onde pessoas mudam de tamanho diante dos olhos. Há ainda painéis 3D, quadros cinéticos, esculturas anamórficas e jogos de espelhos que distorcem a realidade — tudo pensado para enganar os sentidos e render cliques inusitados. Entre os favoritos, uma escultura realista de tubarão branco em tamanho natural e uma sombra que se transforma em bruxa quando iluminada do ângulo certo.
Nesse museu, tudo é 100% interativo: não só se pode tocar, como é obrigatório explorar, experimentar e se deixar iludir. Mais do que uma atração divertida, o Museu das Ilusões é um mergulho no fascinante diálogo entre arte, ciência e percepção. Cada ambiente instiga o visitante a compreender — brincando — como o cérebro interpreta o que os olhos veem. Inaugurado em 2019, o projeto brasileiro já percorreu mais de 20 cidades, consolidando-se como referência mundial ao unir conhecimento e entretenimento de forma lúdica.
Premiado com o Mauricio de Sousa 2023, o chamado “Oscar do Entretenimento Brasileiro”, na categoria Inovação, o museu reforça seu propósito de despertar a curiosidade e o pensamento crítico em todas as idades. Ideal para famílias, grupos de amigos ou até para uma visita solo, o passeio é uma imersão em mundos que só parecem impossíveis.
Corre que dá tempo!
Museu das Ilusões / Pátio Brasil Shopping – SCS Quadra 07, Bloco A, Piso P2 / até 26 de outubro – terça a sábado, das 10h às 22h; domingo- 12h às 20h / R$ 40 (meia-entrada) – bilheteria e pelo site oficial / Siga @museudasilusoes
Fotos: Reprodução Instagram