CASACOR BSB 25: colaborativa, sustentável e afetiva!

Com 50 ambientes e a participação de 67 profissionais, a nova edição do evento acontece pela primeira vez na Casa do Candango, um verdadeiro bastião da capital federal.

 

 

Em 2025, a CASACOR Brasília escreve um novo capítulo de sua história ao realizar a 33ª edição na emblemática Casa do Candango, na 603 Sul. O evento, marcado para o período de 13 de agosto a 12 de outubro, ocupa um patrimônio afetivo da capital federal. Com 50 ambientes assinados por 67 profissionais, a mostra mergulha no tema “Semear Sonhos”, que faz uma reflexão profunda sobre o futuro das cidades, da arquitetura e das relações humanas.

O tema deste ano se desdobra em três pilares que atravessam todos os ambientes e todas as experiências da mostra. O primeiro “Sonhos Coletivos” propõe um futuro sustentável e colaborativo, onde o morar e o viver caminham em harmonia com o meio ambiente. O segundo eixo, “Ecossistemas em Cooperação”, integra cidade e natureza como um organismo vivo. Já o terceiro, “Confluência de Saberes”, valoriza a união de disciplinas e culturas para soluções inovadoras e conscientes.

Casa Conectada / Claro – Denise Zuba Arquitetura 
Espaço Pousar – Marina Pimentel
Histórias de Um Jantar – Studio Vírgula

Os 50 ambientes propõem um manifesto pelo morar afetivo, regenerativo e consciente, explorando a identidade brasiliense por meio de elementos – como a terra vermelha do Cerrado – e um design que dialoga com o artesanal, o sensorial e a contemplação. Atenção para as paredes de taipa da Casa Verde de Deborah Pinheiro e Cassio Veiga (este colunista amou!). Diversos outros projetos também abraçam processos sustentáveis, materiais naturais e experiências imersivas que despertam os sentidos e sugerem um momento de pausa e introspecção.

A mostra ocupa uma área de 5.040 m² dividida entre o térreo e os dois pavimentos do prédio. Toda a estrutura da Casa do Candango foi recuperada pela CASACOR Brasília antes do evento abrir as portas para o público. A edificação de 1977 estava abandonada há uma década e precisou passar por recuperação das fachadas, vidros, pisos, caixas d’água e telhados e atualização das redes hidráulicas, elétricas e de águas pluviais, além da construção de estacionamento e a requalificação dos jardins. Melhorias necessárias para a mostra, mas que servirão de legado para o espaço.

A ação reafirma o compromisso da mostra com o desenvolvimento urbano e social, além de se alinhar com o conceito deste ano “Semear Sonhos”, ao conectar à memória dos trabalhadores que ergueram Brasília ao propósito de dar novos usos aos espaços históricos da capital federal.

Casa Verde – Deborah Pimental em parceria com Cássio Veiga
Red Loft – Miguel Gustavo
Clínica de Estética Dr. Maurício Alves – Alessandra L. Oliveira / Tudo Arquitetura

Elenco plural

A edição de 2025 reúne um elenco versátil de profissionais, com a participação de veteranos consagrados e novos talentos. Nomes como Walléria Teixeira e Ney Lima, presentes há 27 anos na mostra, Miguel Gustavo (23 edições) e Larissa Dias Arquitetura (16 participações) reforçam a tradição do evento de ser uma central do pensar a arquitetura e design atual que se baseia em tendências, mas sem largar a mão da tradição. Da mesma maneira o fazem Daiana Pontes (e seu projeto Bossa Lounge), Rick Hudson (que assina a colorida e alto-astral loja Olfati – batizada de Eu Quero Um Banho de Cheiro), Angela Feitoza e Maria Carolina Feitoza (com o oitentista Podcast em homenagem ao site Estilozzo), e Alessandra Lima Oliveira da Tudo Arquitetura (que arrasou no conceito casa concebido para o Clínica de Estética do Dr. Maurício Alves).

Já entre os estreantes: um total de quase 20. Entre eles, o convidado Elon Pfeiffer; os vencedores do 12º Prêmio Jovem Profissional da São Geraldo: Cecília Azambuja Graf, Isabelle Bizzo e o trio formado por Ana Clara Fabri, Mayara Pedrollo Vezolle e Thales Ferreira Lopes, do Studio Mavi, além de Caio Frederico e Marcia Urbano, que inauguram a presença da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB) na mostra.

Sebrae feito à mão – Jota Pacini
Alma em Três Tons – Alf Arquitetura
Entre Tempos – Hélio Albuquerque
Casa Aava / Brasal – Traama Arquitetura

Esta edição marca ainda o retorno de profissionais consagrados à mostra após um período de ausência, como Leo Romano (e sua fachada vergalhões que é um verdadeiro êxtase), Hélio Albuquerque (com um dos ambientes que este colunista mais gostou pela elegância) e Cybele Barbosa (repare no teto do seu ambiente, é demais), reafirmando a pluralidade de estilos e visões presentes na edição.

Cultura e impacto social

Em 2025, a mostra intensifica sua relação com a comunidade, promovendo ações que encurtam a distância entre arte, design e público. Estão programadas oficinas, feiras de arte, exposições e capacitações em parceria com entidades como a Caixa e o Instituto Coca-Cola Brasil, impactando mais de 200 mil jovens por meio de projetos educacionais.

Entre as oficinas estão previstas as seguintes: aquarela, com Mirian Lindgren; bordado ministrada por Keyla Leal; cerâmica desenvolvida por Mariana Sturzenegger; porcelana com Clara Rosa; e crochê com Alana Viana. Destaque especial para a oficina “Dentro do Quadrado – Inserção no Mercado de Arte”, ministrada por Alva Pinheiro. Ela é voltada a artistas iniciantes e pessoas com deficiência, com o objetivo de fortalecer a presença de nomes locais e periféricos no circuito de arte e design ao oferecer técnicas de mercado para atuação autônoma e competitiva.

Galeria – Studio Ark
Eu Quero Um Banho de Cheiro/ Loja Olfati – Rick Hudson
Abraço Infinito – Edgar Miguel

A gastronomia é outro segmento que terá papel de destaque na mostra com três espaços comandados pelo Grupo Famiglia Papà. Os menus foram elaborados para proporcionar uma experiência sensorial que conecta gastronomia, design e brasilidade. Inclusive, o restaurante oficial será o Cozze Mediterrâneo, que une as culinárias mediterrânea e italiana, com massas e frutos do mar frescos inspirados na Costa Amalfitana. O ambiente foi projetado pelos arquitetos Anastácia Hersen e Matheus Mendes.

O Lilie Pâtisserie & Boulangerie assume o café, que foi desenvolvido pelo escritório Rava Arquitetos. Enquanto o Lounge BRB, oferece um espaço exclusivo para drinques autorais e exclusivos, em um ambiente com a assinatura dos arquitetos Marcella Schiavoni e Felipe Zorzeto.

A CASACOR Brasília também será palco de uma rica programação cultural. O projeto musical reunirá apresentações semanais de artistas locais, com repertórios que transitam entre o jazz, bossa nova e MPB. A programação inclui Marias Rosa Choque, Victor Tadeu Trio, Fernanda Pinho Trio, Camila Gouveia, In Trio, Marquinho Vital Trio, Meoly Trio, Paulo Veríssimo Trio, Mirian Marques, Procurados Blues Band e O Bando.

Lounge Bar BRB – Marcella Schiavoni e Felipe Zorzeto
Podcast / Estilozzo – Angela Feitoza e Maria Carolina Feitoza

São muitas as experiências ao visitante: percorrer ambientes que celebram o morar afetivo, degustar criações gastronômicas inspiradas no Cerrado, participar de oficinas que resgatam o feito à mão e se encantar com apresentações musicais que transformam cada canto da Casa do Candango em um palco vivo de arte e memória. Mais do que uma mostra, a CASACOR Brasília 2025 é um convite para sentir, refletir e sonhar com um modo de viver onde arquitetura, natureza e cultura se entrelaçam em harmonia.

Em suma, mesmo após 33 anos, a CASACOR segue sendo um verdadeiro ponto de convergência quando o assunto é décor, arquitetura, paisagismo e design. Traz tendências em meio a muito modismo na área? Traz, mas ainda surpreende e muito! Para esse colunista, toda primeira edição em um novo espaço é como se o evento tomasse um novo fôlego. Portanto, não se surpreenda se pegar amando esta edição de 2025, pois ela está carregada de símbolos que os brasilienses amam: releituras de cobogós em materiais diversos; pegadas vintages impressas em objetos repletos de memórias afetivas como um gramofone e vinis aqui, estátuas e vidraças acolá; além das árvores típicas do cerrado que estão secas nessa época e circundam esse prédio incrível, cheio de história que é a Casa do Candango. Comprove isso assistindo ao vídeo que fiz na visitação para a imprensa na segunda-feira (11). Certeza que vai querer sair #PERAMBULANDO por lá o quanto antes.

Entre – Léo Romano

Bora perambular?

33ª CASACOR Brasília / Casa do Candango – SGAS 603 / 13 de agosto a 12 de outubro de 2025 / Special Sale: 11 e 12 de outubro / terça a sexta-feira, das 15h às 22h. Sábados e feriados, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 21h / R$ 50,00 (meia-entrada) / Livre / Siga
@casacor_brasília

Fotos: Edgar César
Curtiu? Compartilhe!
Rolar para cima