Referência Galeria oferece curso com Léo Tavares

Traçando um paralelo entre a imagem e a escrita, o curso já está com inscrições abertas e aulas começam na primeira quinzena de agosto

O diálogo entre palavra e imagem na arte”, esse é o nome do curso com o artista visual e escritor Léo Tavares que acontecerá na Referência Galeria de Arte entre 13 de agosto e 03 de setembro de 2025, às quartas-feiras, das 19h às 21h. Com oito horas/aula e em quatro encontros presenciais, o curso abordará as relações entre a literatura e as artes visuais e suas inscrições já estão e devem ser feitas clicando neste link; pelo Instagram @referenciagaleria ou ainda no site www.referenciagaleria.com.br. O valor por aluno é de R$ 450,00.

Vale destacar que serão disponibilizadas duas bolsas integrais para pessoas autodeclaradas negras, indígenas, ou LGBTQIAP+ mediante carta de intenção no formulário de inscrição. Podem se inscrever no curso pessoas acima de 16 anos, com requisito mínimo de conclusão do ensino médio. Ao final do curso será emitido um certificado aos participantes.

Regina Parra, É preciso continuar – 2018

No ano em que completa 30 anos, a Referência dá continuidade ao trabalho de formação de público com a realização de cursos com especialistas nas mais diversas áreas do conhecimento que se relacionam com as artes visuais. “A oferta de cursos apresenta uma nova perspectiva para a galeria e para as pessoas interessadas em iniciar-se no universo das artes visuais ou ampliar seu repertório acerca da produção contemporânea”, afirma Samantha Canovas, coordenadora de projetos especiais da Referência Galeria de Arte.

Sobre o curso

“O diálogo entre palavra e imagem na arte” apresentará um panorama histórico do diálogo entre palavra e imagem, permeando os cruzamentos entre as artes visuais e a literatura. Ao longo do curso, serão abordados o papel da imagem nos sistemas de escrita, as composições híbridas da Antiguidade, do período medieval e da era moderna, e por fim, serão discutidos os principais trabalhos verbovisuais das Vanguardas Históricas, bem como a questão do verbal na arte conceitual dos anos 1960 e 1970, com a fundamentação da linguagem escrita como marca da arte contemporânea. As aulas serão ancoradas em apresentações de imagens e fragmentos de textos relevantes para os estudos das relações entre palavra e imagem, e contarão com recomendações de leitura.

Léo Tavares

Sobre o professor

Léo Tavares nasceu em São Gabriel, no Rio Grande do Sul, vive e trabalha no Distrito Federal. É Doutor em Artes Visuais pela Universidade de Brasília. Pesquisa a relação entre a palavra e a imagem. Participou de mostras coletivas no Brasil, em Portugal e na Espanha, e realizou as exposições individuais Não só com as imagens (Aliança Francesa, Brasília, 2018), Jogo de Evocação (Espaço Sala de Estar, Cidade do Porto, 2017) Narrativas Fronteiriças (Galeria de Bolso da Casa da Cultura da América Latina, Brasília, 2016) e Romance (Referência Galeria de Arte, 2024). É autor dos livros de contos O Congresso da Melancolia (Urutau, 2021), Ruibarbo do deserto (Patuá, 2019) e Os Doentes em Torno da Caixa de Mesmer (Modelo de Nuvem, 2014), prêmio Contista Estreante, pela FestiPoa Literária, de Porto Alegre. Está se preparando para lançar seu primeiro romance.

Vamos estudar?

O diálogo entre palavra e imagem na arte” – Curso de História da Arte com Léo Tavares / 03 de agosto a 03 de setembro – todas as quartas-feiras – 19h às 21h / R$ 450 / Referência Galeria de Arte – CLN 202, Bloco B, Loja 11, Subsolo – Asa Norte / Se inscreva / 16 anos

Fotos: Reprodução / Capa: John Baldessari - I will not make any more boring art - 1971

Curtiu? Compartilhe!
Rolar para cima