Circula Vidro se instala no DF para fomentar economia circular

Entidade gestora de reciclagem de vidro quer ampliar economia circular de resíduos sólidos no Brasil, por meio de programas educativos
Criada a partir do esforço conjunto das associações setoriais, a Circula Vidro escolheu Brasília para sua sede nacional. Primeira entidade gestora exclusiva para o vidro no país, irá atuar principalmente difundindo programas ambientais para acelerar a reciclagem do vidro, ampliar a visibilidade do conceito de economia circular e reduzir os impactos dos resíduos sólidos no meio ambiente.
Sua meta principal é elevar à 40% a reciclagem anual das embalagens de vidro, no Brasil, atingindo essa meta até o ano de 2032. Entre as categorias de materiais secos recuperados, o vidro integra 11%, o menor percentual se comparado a outras categorias como papel e papelão (39%), plástico (24%), e metal (12%). “A cada quilo de vidro recolhido, pode-se produzir um quilo de vidro para voltar ao consumo. O vidro é um protagonista da reciclagem de resíduos sólidos”, destaca o CEO da Circula Vidro, Fábio Ferreira.
Fábio Ferreira, CEO da Circula Vidro, que escolheu o DF para sua sede nacional
Formada pelas associações Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas) e Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja), a Circula Vidro é uma entidade de direito privado, mas com claros objetivos ambientais e sociais que beneficiarão toda a população.
Resíduos sólidos em números
Dados divulgados pelo Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resídios Sólidos (Sinir+) coletados em 2019 apontam que apenas 70,37% dos Estados possuem Planos Estaduais para Resídios Sólidos e 2.487 municípios (o equivalente a 44,65% dos locais pesquisados) possuem Plano Municipal sobre o tema.

Fotos: Divulgação
Curtiu? Compartilhe!
Rolar para cima