Entidade gestora de reciclagem de vidro quer ampliar economia circular de resíduos sólidos no Brasil, por meio de programas educativos
Criada a partir do esforço conjunto das associações setoriais, a Circula Vidro escolheu Brasília para sua sede nacional. Primeira entidade gestora exclusiva para o vidro no país, irá atuar principalmente difundindo programas ambientais para acelerar a reciclagem do vidro, ampliar a visibilidade do conceito de economia circular e reduzir os impactos dos resíduos sólidos no meio ambiente.
Sua meta principal é elevar à 40% a reciclagem anual das embalagens de vidro, no Brasil, atingindo essa meta até o ano de 2032. Entre as categorias de materiais secos recuperados, o vidro integra 11%, o menor percentual se comparado a outras categorias como papel e papelão (39%), plástico (24%), e metal (12%). “A cada quilo de vidro recolhido, pode-se produzir um quilo de vidro para voltar ao consumo. O vidro é um protagonista da reciclagem de resíduos sólidos”, destaca o CEO da Circula Vidro, Fábio Ferreira.
Formada pelas associações Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas) e Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja), a Circula Vidro é uma entidade de direito privado, mas com claros objetivos ambientais e sociais que beneficiarão toda a população.
Resíduos sólidos em números
Dados divulgados pelo Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resídios Sólidos (Sinir+) coletados em 2019 apontam que apenas 70,37% dos Estados possuem Planos Estaduais para Resídios Sólidos e 2.487 municípios (o equivalente a 44,65% dos locais pesquisados) possuem Plano Municipal sobre o tema.
Fotos: Divulgação