De volta ao topo: Brendan Fraser é favorito ao Oscar

Indicado pela primeira vez ao prêmio por ‘A Baleia’, o ator deixou as crises para trás e é um dos favoritos para receber a maior premiação do cinema.

Brendan Fraser, conhecido por seu papel na trilogia “A Múmia”, foi indicado pela primeira vez ao Oscar por sua atuação em “A Baleia”. Ele está concorrendo na categoria de Melhor Ator, juntamente com Austin Butler (Elvis), Colin Farrell (Os Banshees de Inisherin), Paul Mescal (Aftersun) e Bill Nighy (Living).

Brendan Fraser atuando em A Baleia

O ator de 54 anos é o protagonista no filme do Darren Aronofsky, também diretor de “Cisne Negro”. O filme narra a história de um professor obeso que decide comer até a morte, enquanto tenta se reconectar com sua filha adolescente, interpretada por Sadie Sink de “Stranger Things”

A atuação no longa, marca o primeiro papel de destaque de Brendan nos cinemas em mais de dez anos. O astro esteve envolvido principalmente em projetos menores, muito diferentes dos sucessos que ele alcançou no início dos anos 2000. Seu último grande trabalho antes de desaparecer das telas foi o filme “O Negociador”, lançado em 2011.

Em uma entrevista para revista GQ em 2018, Fraser revelou ter sido vítima de assédio sexual em 2003. Naquela época, Fraser afirmou que foi abusado por Philip Berk, ex-presidente da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), responsável pelo Globo de Ouro. Essa experiência abalou profundamente sua autoimagem e suas ambições profissionais, e pode ter sido um fator que contribuiu para seu afastamento das telas.

Paralelo a tudo isso, o ator passou por um divórcio, que o impactou psicológica e financeiramente. Além  de ter que realizar diversas cirurgias para tratar o joelho e as costas. Tudo somado o levou a uma depressão severa.

Durante esse período, ele ganhou peso e se tornou alvo da imprensa de fofoca, que começou a criticar sua aparência física e a expor sua dificuldade em pagar a pensão alimentícia de seus filhos.

A volta ao topo

Desde o filme “O Negociador”, Brandon não parou de trabalhar, mas sempre em papéis pequenos e sem muita expressão, como os filmes “Em Busca de um Lar” e “Irmãos do Crime”, além de séries como “Trust” e “Condor”.

A recuperação da carreira de Brendan Fraser teve início com um papel modesto em 2018 na série Titãs, onde interpretou o personagem Homem-Robô. Embora tenha sido um dos personagens favoritos do público quando apareceu como membro da Patrulha do Destino na série, sua identidade era pouco reconhecida, já que ele usava uma máscara durante as cenas. Foi somente quando a equipe ganhou seu próprio spin-off que Fraser se tornou um dos personagens principais.

No entanto, é em A Baleia que Fraser recupera o papel de protagonista que costumava desempenhar no início dos anos 2000.Como um camaleão, o astro segue se reinventando e encantando o público e a crítica, com 66% de aprovação no Rotten Tomatoes.


Foto: A24/Divulgação
Curtiu? Compartilhe!
Rolar para cima