Utensílios feitos à base de ovos trazem design que critica o desperdício de comida

Por Hudson Castro (*)

“Como você prefere seus ovos?” Você já deve ter ouvido essa frase em algum momento da sua vida e provavelmente respondeu algo do tipo: “Gema Dura” ou então “Ovos mexidos”, certo?

Para o designer alemão Basse Stittegen esta mesma expressão em inglês “How Do You Like Your Eggs” se tornou um projeto com o intuito de chamar atenção e criticar os hábitos de consumo exagerado e desperdício de comida através da criação de objetos feitos completamente a base de ovos.

“Anualmente, uma média de 6,4 bilhões de galinhas produzem em torno de 1,1 trilhão de ovos“, afirma Stittegen. “Simultaneamente, um terço de todos os alimentos é perdido ou desperdiçado a cada ano, o que inclui ovos que que tem prazo de validade curto e cuja casca frágil não é a proteção mais adequada para o processamento e o transporte”, continua. “Da domesticação à industrialização, o valor das galinhas e seus ovos diminuiu progressivamente”, conclui o designer.

As xícaras e pires desta coleção tem um tom dourado e são feitos de ovo bioplástico e salpicados por pedaços bem pequenos das cascas dos mesmos ovos trituradas.

 “No contexto atual, plásticos tradicionais não-degradáveis são muito problemáticos, especialmente por conta da nossa cultura de descarte”, conta Stittgen. “Opostamente a isso, neste projeto um novo bioplástico completamente degradável é usado para criar uma narrativa sobre consumo e desperdício”, complementa.

O processo todo é feito com ovos descartados por padarias locais. As claras são desidratadas e viram um pó, enquanto as casas são esmagadas em pequenos pedaços. Os dois produtos são misturados e depositados num molde de alumínio que aquece a 200°C em alta pressão. Isso faz com que a albumina encontrada na clara do ovo forme um biopolímero a base de proteína sem nenhum aditivo plástico.

O projeto de Stittgen não tem intenção de substituir os plásticos comuns, ao invés disso ele quer nos lembrar que os recursos, especialmente os alimentos, são preciosos e precisam ser tratados com carinho, assim como os ovos.

Hudson Castro é Arquiteto nascido e criado em Brasília e há mais de 10 anos atua em projetos de Arquitetura, Produtos e Cenografia. Produz conteúdo digital no youtube “Design, Design Meu” e é especialista em fabricação digital e Impressão 3D pela UnB.

No instagram: @hudsoncastroarquitetura
Site: hudsoncastro.com
Canal: youtube.com/designdesignmeu

Fotos: bassestittgen.com

 

Deixe uma resposta