Robôs ganham espaço no varejo e contribuem com o isolamento na pandemia

Por Hudson Castro (*)

Se alguém te contasse que uma pandemia mundial chegaria em 2020, você provavelmente não acreditaria. E acreditaria menos ainda se alguém dissesse que esse fato iria dar o empurrão necessário para começarmos a ver robôs tomando conta dos serviços no comércio em geral.

Estamos falando de uma nova forma de consumir, sem contato com atendentes e com serviços mais dinâmicos e personalizados. Essa já era uma tendência anunciada na evolução do comportamento humano, porém com a pandemia ela já está acontecendo de forma rápida e com bons resultados. Confira algumas empresas envolvidas nessa novidade:

– A Amazon lançou o Dash Cart, um carrinho de compras com uma tela sensível ao toque e sensores que detectam os produtos que o consumidor está colocando nele. Produtos escolhidos, ao invés de ir ao caixa convencional, o cliente vai para uma área com experiência digital sem caixas.

– Para quem adora uma livraria, o robô Around B será seu novo parceiro. O projeto assinado pela NaverLabs traz um equipamento que recebe o cliente na livraria e o acompanha em todo o trajeto durante a escolha de cada livro. Você pode guardá-los no próprio robô e posteriormente ele te acompanha a um lugar calmo e silencioso para que você possa folhear as opções no seu tempo sem ficar com aquele bando de livro empilhado nos braços. Ah e por fim ele ainda leva os livros pro caixa pra já ir adiantando a compra. Massa né?

– A rede de restaurantes KFC inaugurou em Moscou, Rússia, sua primeira unidade com atendimento promovido por robôs. O trabalho é feito por braços robóticos que deixam os baldes de comida em pontos de coleta onde os clientes podem acessar com um código. O pedido é feito num quiosque digital e o cliente pode usar cartão ou biometria para completar a compra sem nenhum contato humano. De acordo com a empresa a proposta já estava em desenvolvimento antes mesmo da pandemia, e acabou se encaixando perfeitamente no momento.

KFC opens automated, ‘no contact’ store

HUDSON CASTRO É ARQUITETO NASCIDO E CRIADO EM BRASÍLIA E HÁ MAIS DE 10 ANOS ATUA EM PROJETOS DE ARQUITETURA, PRODUTOS E CENOGRAFIA. PRODUZ CONTEÚDO DIGITAL NO YOUTUBE “DESIGN, DESIGN MEU” E É ESPECIALISTA EM FABRICAÇÃO DIGITAL E IMPRESSÃO 3D PELA UNB.

No instagram: @hudsoncastroarquitetura
Site: hudsoncastro.com
Canal: youtube.com/designdesignmeu

Fonte: naverlabs.com; yankodesign.com; designtaxi.com

Deixe uma resposta