O retorno das fibras naturais à nossa rotina

Por Hudson Castro (*)

As fibras naturais sempre estiveram presentes na rotina do ser humano. Por toda sua ancestralidade esse material fez e continua fazendo parte da composição de móveis, acessórios, decoração, roupas e outros elementos da nossa rotina

A última vez que vimos as fibras naturais protagonizarem a decoração foi por volta da década de 70 pois vivíamos numa sociedade que voltava sua atenção para a proteção da natureza. De lá pra cá, elas nunca saíram de cena, porém foram dando espaço para novas tecnologias que surgiram, como as fibras sintéticas e os plásticos.

Não por acaso as fibras naturais tem retornado para o destaque no nosso dia a dia. Ora se nos anos 70 falava-se de sustentabilidade, hoje estamos vivendo essa sustentabilidade. É comum escutar desejos pessoais de se reconectar com a natureza, reconhecer os processos e tempos que ela tem e aprender mais com nossas ancestralidades. Esse é o cenário perfeito para voltarmos nossa atenção para o natural.

E no universo do natural temos muitas opções para trabalhar: algodão, seda, linho, lã, juta, coco, sisal, rami, abacá, cânhamo, malva e coroá são algumas das muitas opções que a natureza oferece. São fibras confortáveis que deixam a pele respirar e trazem uma beleza única: a beleza natural.

Separei aqui algumas ideias de decoração pra te inspirar a se jogar nesse universo lindo, simples e atemporal das fibras naturais;

– Que tal levar móveis de fibra (que dizem ser pra área externa) pra área interna? Fica simples e muito imponente.

– E os cestos então? Podem apenas decorar ou servirem de apoio como revisteiro, porta lençóis, mesinhas laterais. Aqui pode misturar diversos tipos de fibras, tamanhos e formatos. Vai sem medo!

– E essas tapeçarias lindas de viver, que tal? Para quem curte o estilo Boho (veja mais aqui) também é uma ótima composição.

– As fibras naturais são muito versáteis como a natureza que as criou e por isso vão muito bem com ambientes mais monocromáticos,  como o ambiente da Juliana Pippi na Casacor Santa Catarina e também em espaços mais coloridos.

Posso te dizer que é uma aventura sem fim esse mundo das fibras naturais e elas vão bem no piso, nas paredes, no teto e em todos os acessórios que compõem a decoração. Experimenta ai e me conta depois como ficou.

HUDSON CASTRO É ARQUITETO NASCIDO E CRIADO EM BRASÍLIA E HÁ MAIS DE 10 ANOS ATUA EM PROJETOS DE ARQUITETURA, PRODUTOS E CENOGRAFIA. PRODUZ CONTEÚDO DIGITAL NO YOUTUBE “DESIGN, DESIGN MEU” E É ESPECIALISTA EM FABRICAÇÃO DIGITAL E IMPRESSÃO 3D PELA UNB.

No instagram: @hudsoncastroarquitetura
Site: hudsoncastro.com
Canal: youtube.com/designdesignmeu

Deixe uma resposta