No Dia Mundial do Chocolate: receitas de bebidas inusitadas

Baristas e especialistas ensinam como preparar receitas com a iguaria que fogem do normal e animam qualquer pessoa

Chocolate! Cantado por Marisa Monte, Trem da Alegria, Xuxa e até Tim Maia a iguaria é uma das delícias criadas pelo homem, que aparece sempre como ódio ou amor e traduz muitas facetas humanas. Seja ele em barra, branco, ao leite, amargo, em formato de bombom, gelado ou quente em uma caneca, é inegável a mudança de humor quando consumido. Aliado a situações de conquista, agrado, pedido de desculpas, ou simples liberador de serotonina, o chocolate é algo que seduz.

Sabiam que o chocolate previne o envelhecimento e melhora a memória? Esses são apenas alguns dos diversos benefícios que o chocolate oferece, além do seu sabor único, claro. Este dia 7 de julho é mais um Dia Mundial do Chocolate e para celebrar sua existência, fui atrás de baristas, chefs e especialistas em bebidas incrementadas, para apresentar receitas de chocolate para beber, aproveitando, é claro o momento para manter você com o hormônio da felicidade (serotonina) lá em cima. Aproveita!

Gustavo Pimentel usa máquina para oferecer cremosidade aos clientes do Quanto Café

Gustavo Pimentel (@gustavopimentel3), barista do Quanto Café (CLN 103, bloco A), conta que o chocolate servido lá no seu espaço tem um diferencial: para ficar quente e cremoso, usamos a técnica de vaporizar o leite com o chocolate. “O vapor de água quente quebra as partículas de gordura do leite criando um creme que é doce e um pouco mais consistente”, conta.

Mas como não é todo mundo que tem uma máquina de café expresso em casa, Gustavo ensina uma receitinha contrária ao calor, mas que pode deixar sua bebida quente. Confira:

Chocolate Gelado Cremosão

Ingredientes
150 ml de leite gelado
40 gramas de chocolate 50% cacau
20 ml de conhaque da sua preferência

Modo de preparo
Em uma coqueteleira, ou em dois copos encaixado um no outro, bata ele com 3 pedras de gelo como se fosse um drinque. Basta bater bem forte e rápido até perceber que a mistura parou de girar. Está pronto um gostoso milk shake caseiro com notas de conhaque.

Já Leandro Dias (@leandrotrick) e João Almeida (@joaosommelier), proprietários da Middas Cachaça, ensinam como preparar um chocolate quente inusitado, siga a receita:

Chocolate quente com cachaça

Ingredientes
4 colheres de sobremesa de chocolate em pó
1 colher de sobremesa de açúcar mascavo
250 ml de leite
30 ml de cachaça branca
Canela em pó a gosto
Chocolate ao leite ou meio-amargo, picado

Modo de preparo
Aqueça bem em uma panela o leite com o chocolate em pó e o açúcar, misturando os três. Coloque no fundo da xícara um pedaço de chocolate, e adicione a dose de cachaça. Na sequência, acrescente o chocolate quente. Por fim, polvilhe a canela em pó sobre a bebida.

A chef Inaiá Sant’Ana (@inasantana) da Quitutices (CLS 315, Bloco A). De terça a sábado, das 10h às 18h30.nos traz uma receita para quem precisa ou preza por bebidas sem glúten e sem leite animal. Uma forma saudável e livre de conhecidos problemas de quem tem algum tipo de intolerância alimentar. Dá uma olhada:

Chocolate Quente da Quitutices
(sem glúten e sem leite animal)

Ingredientes
1 litro de leite vegetal (uso o de castanha de caju)
50g de cacau em pó
20g de amido de milho
200g de chocolate meio amargo
40g de açúcar (ou xilitol)
Raspas de laranja (opcional)
Canela (opcional)

Modo de preparo:
Basta misturas todos os ingredientes e levar ao fogo até engrossar.

Quer mais?

Acesse o Instagram do Quanto Café: @quanto.cafe
Conheça a cacharia Middas acessando middascachaca.com.br ou pelo Instagram @middascachaca.
Veja mais no instagram da Quitutices : @quitutices

Fotos: Divulgação e acervo pessoal

 

Deixe uma resposta