Moda empreendedora ganha espaço na SPFW + Regeneração

Especialistas do mercado se unem para discutir e oferecer discursos de possibilidades para quem quer investir no empreendedorismo criativo de moda

A 52ª edição do São Paulo Fashion Week – que faz parte do Festival SPFW + Regeneração e acontece de 17 a 21 de novembro em formato híbrido (online e presencial), – reforça a potência da moda e sua força criativa como catalisadora de mudanças.

Com direção de Paulo Borges, o evento cria um espaço agregador e oferta um ambiente de expressões de diversas redes e importantes discussões. Uma série de eventos acontece ao longo da semana, além dos desfiles, como o Moda Empreendedora, a apresentação da trajetória das Mentorias – promovidas entre agosto e novembro pelo Festival SPFW + Regeneração – e as ocupações dos Encontros Criativos.

SPFW – INVERNO 2006
CAVALERA em frente ao Museu do Ipiranga.
Foto: Marcelo Soubhia/ FOTOSITE
19/01/2006

MODA EMPREENDEDORA

O Moda Empreendedora é um evento online que tem como objetivo fomentar questionamentos e promover conversas em torno dos cinco pilares do evento: sustentabilidade, diversidade, protagonismo feminino, inovação e cultura.

Nomes importantes e experts em suas áreas compartilham seus conhecimentos sobre cadeia criativa, empreendedorismo e gestão de negócios. A iniciativa começou com Alexandre Birman (CEO da Arezzo & CO) e Diogo Berger (Head do Corporate do Santander). As lives têm mediação de Paulo Borges e acontecem todos os dias às 10h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do site.

Programação a partir de 17 de novembro:

. 17/11 PROTAGONISMO FEMININO: A PRESENÇA DA MULHER NA CADEIA DE GESTÃO E COMANDO DE NEGÓCIOS DO PAÍS

Convidados: Luiza Helena Trajano (Presidente do Conselho do Magazine Luiza e Presidente do Grupo Mulheres do Brasil) e Vanessa Lobato (Vice-Presidente de Recursos Humanos do Santander)

.18/11 EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO

Convidados: Daniel Castanho (Presidente do Conselho de Administração e um dos fundadores da Ânima Educação) e Nicolas Vergara (Head Santander Universidades)

. 19/11 A CONSTRUÇÃO DE UMA MARCA SUSTENTÁVEL

Convidados: Oskar Metsavaht (CEO da Osklen e Instituto e) e Patricia Audi (Vice-Presidente de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander)

. 20/11 DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Convidados: Danielle Almeida (cantora, mestranda em Ciências da Educação pela Universidade de Monterrey como bolsista da Organização dos Estados Americanos) e

Bruno Scaldaferri (Superintendente de Recursos Humanos – Diversidade & Inclusão)

Todas conversas serão transmitidas pelas mídias do SPFW.

MENTORIAS

O Festival SPFW+ Regeneração identificou 49 núcleos criativos diversos e sustentáveis em todo o país e realizou uma jornada imersiva intensa com mentorias e encontros exclusivos. A trajetória desta jornada será contada em forma de uma instalação interativa que mostrará o passo a passo de cada etapa vivenciada pelos participantes.

À frente das mentorias, Lala Deheinzelin (idealizadora e coordenadora) e Graça Cabral (curadora e mentora). Juntas, elas irão comandar lives diárias abrindo a programação com pílulas de conteúdo e informação.

“O objetivo foi ir além da criatividade e talento, e se aprofundar nas novas economias para acessar e circular recursos e facilitar o fortalecimento mútuo através da colaboração, co-criação e articulação”, explica Graça Cabral. Já Lala Deheinzelin afirma que “o alcance da jornada das mentorias foi exponencial e mudou a vida de muita gente”. E finaliza: “o método e ferramentas da Fluxonomia 4D combinados com a expertise e parcerias do In Mod, as oportunidade criadas pelos SPFW e a dedicação e talento dos mentorados, fez com que a Regeneração saísse do conceito à ação”.

OCUPAÇÕES | ENCONTROS CRIATIVOS

Ao longo dos últimos meses, o Festival SPFW+ Regeneração promoveu quatro encontros criativos entre estilistas e convidados para discutirem e repensarem os seguintes temas: consciência, coletividade e racialidade:

. Fernanda Yamamoto + Comunidade Yuba

. Luiz Cláudio + Iza

. Oskar Metsavaht + Sidarta Ribeiro

. Ronaldo Fraga e Neka Mena Barreto

Desses quatro encontros, três resultaram em ocupações interativas: duas no Ibirapuera e uma que será realizada em tempo real durante o desfile da estilista Fernanda Yamamoto, no Centro Cultural de São Paulo. “Acredito que o novo ocorre quando misturamos ingredientes nunca antes combinados. É dessas interações imprevisíveis que surge algo novo”, diz Marcello Dantas, curador do Festival e co-criador das intervenções.

O espaço do SPFWN52 abre diariamente às14h com sua programação de desfiles, eventos paralelos, shows ao vivo, áreas de lazer e alimentação.

A edição N52 é apresentada pelo Ministério do Turismo e Santander, através da Lei Federal de incentivo à Cultura, e patrocinada por Electrolux, Marisa, Iguatemi e Sou de Algodão, parceria institucional Prefeitura Municipal de São Paulo, realização IMM, INMOD, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Durante o evento, todo o conteúdo estará disponível nos canais do SPFW.

Mais em spfw.com.br
Fotos: Agência Fotosite

 

Deixe uma resposta