Festival Online de Design mostra o “escapismo” seguindo como tendência

 

Por Hudson Castro

Se você procurar a palavra “Escapismo” na Wikipedia verá a seguinte definição: “Escapismo, ou desejo de evasão, é o alívio ou a distração mental de obrigações ou realidades desagradáveis, recorrendo a devaneiosimaginações. A desconsideração da realidade.”

Esse termo é algo muito comum na inspiração que arquitetos e designers tem em seus projetos. A vontade de fugir da realidade que se vive para uma utopia particular é um desejo comum das pessoas e em tempos de isolamento social obrigatório, querer fugir pra um paraíso particular nunca foi tão almejado, não é mesmo?

Com essa ideia em mente a revista Sight Unseen colaborou com o Virtual Design Festival este ano e criou o projeto Offsite Online, convidando designers a criarem ambientes imaginários que revelam os mais diferentes sentimentos quando contemplados. Confere ai e me conta qual o seu preferido:

Charlotte Taylor

“Muitas de minhas referências e desenhos iniciais são interpretações de espaços existentes, lugares e detalhes de um ambiente construído”

Reisinger Studio

“Eu queria tornar o espaço sonhador, pois o objetivo do projeto era levar o público a um estado mental específico, um lugar onde as emoções são prioridade”, disse o fundador do estúdio, Andres Reisinger.

Alexis Christodoulou

“É apenas uma extensão da necessidade de ver algo mais moderno e refinado, ao invés dos mesmos velhos mundos de fantasia e ficção científica sendo construídos na época.”

Six N Five

“O resultado é uma coleção de lugares agradáveis e jardins harmônicos trabalhando juntos como um convite para relaxar e meditar”

Stefano Giacomello

“Eu acredito que meu estilo e estética ainda são um trabalho em andamento, e provavelmente sempre será, mas tento manter as coisas simples e minimalistas,

Mue Studio

“A ideia de paz, calma e conforto é o que nós queremos expressar através do nosso trabalho e nossa reivindicação permanece a mesma em relação aos problemas atuais “

Kefan Weng

“Acredito que a realidade é a sua percepção. Para mim o que importa é a percepção individual do público. Não quero dar muita informação para arruinar a imaginação”

“Colocar um adesivo ao lado da arte e explicar profundamente sobre o pensamento e o conceito é algo que geralmente sou contra.”

Paul Milinski

“Eles foram projetados para transportá-lo por caminhos que ilustram a inspiração para um futuro em potencial e oferecem a chance de se admirar e escapar”.

Davit and Mary Jilavyan

“Estávamos muito cansados ​​dessa situação com a pandemia, queríamos criar algo brilhante, simples e fresco”

Hudson Castro é Arquiteto nascido e criado em Brasília e há mais de 10 anos atua em projetos de Arquitetura, Produtos e Cenografia. Produz conteúdo digital no youtube “Design, Design Meu” e é especialista em fabricação digital e Impressão 3D pela UnB.

No instagram: @hudsoncastroarquitetura
Site: hudsoncastro.com
Canal: youtube.com/designdesignmeu

FOTOS: Dezeen.com

 

Deixe uma resposta