EXCLUSIVO: Rodrigo Costa desembarca em Brasília e nos enche de dicas de beleza

Fotos: Arquivo Pessoal e Divulgação |
Texto: Fernando Lackman (@fernandolackman)

Ele transpira beleza. Vive beleza. Cria beleza. Manipula beleza. Já tem linhas de maquiagem assinadas, tem experiência em lidar com artistas e de fazer verdadeiros milagres com produtos que estão em kits de make em bolsas por todo o país.
O sucesso de Rodrigo Costa (@rodrigocosta) não está apenas em seu belo trabalho. O profissional é uma das estrelas do Instagram pelo seu estilo, corpo e looks ousados. Rodrigo tem uma vida badalada e repleta de boas mensagens para quem o segue.
Não se trata de deslumbramento ou badalação gratuita. Tudo na vida dele tem propósito. Para tanto, A Sephora criou o Cine Beauty Class, um evento exclusivo da rede francesa que promete levar o universo da beleza para dentro de uma sala de cinema. Brasília receberá a visita do super Rodrigo nesta terça-feira (16), com uma masterclass especial.

Os ingressos podem ser adquiridos nas lojas Sephora do shopping Iguatemi (Brasília), pelo valor de R$ 190 revertido em produtos. Além da masterclass, o voucher ainda garante aos participantes um combo de cinema completo, poltronas especiais na sala, participação em um coquetel exclusivo na loja após o evento e um mimo de agradecimento com produto full size da Sephora – um Batom Líquido Everlasting Kat Von D Lolita para o público de Brasília e uma Água de Uva Eau de Raisin Caudalie para Recife.

E olha que exclusivo! Rodrigo conversou com o Lackman e respondeu umas perguntinhas bem interessantes sobre sua carreira, vida e, especialmente, deu dicas preciosas. Confiram a entrevista:

Rodrigo, você é um artista que descobriu nos pincéis de maquiagem um jeito de fazer sua arte. Quais são as muitas influências das técnicas de pintura no resultado de suas produções?
Minha faculdade de Belas Artes me ajudou muito, principalmente as disciplinas de História da Arte, Geometria Descritiva, Modelo Vivo. Sei que me agregou muito para o trabalho de maquiador. E eu pinto óleo sobre tela desde os 13 anos e é um estilo de pintura que precisa de tempo e técnica, você pode mexer e misturar as cores, e isso influenciou a minha forma de maquiar. Gosto de produtos cremosos e acho que eles dão este efeito que me lembra o de pintura óleo sobre tela.

Você tem trabalhos publicados em diversos veículos e em contas famosas de Instagram. Acredita que as redes sociais são fontes inspiracionais a ponto de criar profissionais para a área?
Sim. Acredito que as redes sociais são fontes de inspiração, claro! Mas não acho que crie profissionais da área. Para se tornar profissional, você precisa de curso, técnica, aprimoramento, e isso não pode ser conquistado apenas pelas redes. Ajuda, claro, mas você precisa de prática, é o dia a dia, a experiência que vai moldar.

A masterclass que trará para Brasília tem influência nas tendências do mercado de maquiagem ou em técnicas de aplicação?
Nas minhas masterclasses sempre falo um pouco de tendência, mas passo principalmente sobre técnica de aplicação. As pessoas vão ver como eu trabalho, o efeito que eu gosto de maquiagem mais cremosa, mais hidratada. Sempre comento que meu estilo é de uma maquiagem segunda pele, e é isso que eu quero mostrar para quem participa.
Você pode estar com bastante maquiagem, mas não precisa parecer isso. Essa é uma das técnicas que mostro, então demoro mais na pele durante a aula, explico mais, justamente para passar toda a técnica que pra mim é a mais bonita, o efeito de pele natural, de quem vai ao dermatologista todos os dias.

Você também é conhecido por ter um estilo extremamente moderno, no que se refere a escolha de seus looks. Um ar vintage se faz presente. Na sua vida também é assim? Você é uma pessoa com uma filosofia de vida “moderna-vintage”?
Sim! Eu sou uma pessoa totalmente vintage no sentido não só de me vestir, mas também no inspiracional. Tanto para o meu trabalho, quanto para a minha vida no geral. Eu tenho uma memória emocional muito forte dos anos 90, foi uma época que me marcou muito, e sempre que vejo algo desse tempo mexe comigo. Então eu gosto de trazer elementos dos anos 90 para a minha vida. Na minha forma de vestir é mais evidente. Adoro calça jeans, a Levi’s 501, camiseta para dentro, uns tênis dos anos 90. Eu tenho esse estilo e acho que combina comigo porque eu gosto, me identifico.
E no meu trabalho, eu adoro trazer estas referências nos olhos, nas cores, cabelo também, até porque eu tenho uma memória muito forte da minha mãe se arrumando para sair, se maquiando para trabalhar. Ela estava sempre arrumada, e eu achava o máximo essa imagem dela.
Apesar de nunca ter imaginado ser maquiador, trabalhar com moda, mas eu sempre gostei desde criança, sempre me atraiu.

É possível enumerar 3 tendências, formas de utilização ou tipos de produtos essenciais para ter um resultado sempre satisfatório?
Sim, para o resultado ser sempre satisfatório, você precisa primeiro usar um primer. Deve hidratar, reduzir os poros, que tenha fator de proteção solar e que deixe a pele matificada.
Outro produto que você precisa ter é um corretivo. Um produto bom para esconder as imperfeições do rosto.
E um terceiro item indispensável para ter na necessaire é um produto multifuncional. Hoje existem sticks que podem ser usados como blush, batom, sombra. Compre num tom que te agrade e vai poder ser usado para diversas funções.

Para você, qual a dica para o melhor momento para adquirir produtos de maquiagem? Quando acaba o que se tem ou quando é lançado um novo item no mercado?
Eu acredito que quando você olha para o seu rosto, e acha que precisa de maquiagem é o momento ideal para comprar produtos. E acho que você precisa do necessário apenas. Não adianta ter muita coisa e não conseguir usar, pode estragar e você não tem a chance de utilizar. Além de termos que pensar no nosso planeta, então buscar um resultado satisfatório com o mínimo de produtos possível, usar itens multifunções, utilizar até o fim.

Veja tudo sobre Rodrigo Costa no rcbeautystyle.com.

Quer participar da Masterclass?

Os ingressos podem ser adquiridos na loja Sephora do shopping Iguatemi (Brasília) valor de R$190,00 revertido em produtos. Além da masterclass, o voucher ainda garante aos participantes um combo de cinema completo, poltronas especiais na sala, participação em um coquetel exclusivo na loja após o evento e um mimo de agradecimento com produto full size da Sephora – um Batom Líquido Everlasting Kat Von D Lolita para o público de Brasília.


 

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