DIY ganha força na decoração em tempos de isolamento social

Por Hudson Castro

Quem imaginaria que 2020 seria um ano onde olharíamos tanto o local em que vivemos? Em tempos de isolamento social o #FiqueEmCasa se tornou não só uma hashtag mas também um sinônimo de cuidado e respeito com todos que estão lutando no combate à Covid-19.

E ficando mais em casa, o olhar sobre o lares se tornou mais cuidadoso e crítico, buscando formas de deixar tudo mais funcional, aconchegante e organizado. Mas como fazer isso sozinho já que o contato social está sendo evitado ao máximo?

É ai que entram os tutoriais de decoração, também conhecidos como DIY (expressão do inglês “Do It Yourself”, em tradução livre “Faça Você Mesmo”). Através de fotos e vídeos explicativos diversos profissionais e influenciadores digitais vem ensinando você a dar aquele up na decoração do ambiente, fazendo tudo sozinho, com ideias práticas e criativas para todos os cômodos.

Para você ir se inspirando separei algumas ideias de decorações que estão super em alta e que vão deixar sua casa novinha. E acredite, dá pra fazer tudo só, seja você um mestre DIY ou alguém que nunca pegou em um pincel.

Cabeceira pintada

É uma forma rápida e muito criativa de emoldurar a cama no quarto. Você pode pintar um painel na parede, seja ele com formas geométricas ou desenhos abstratos e se já tiver uma cabeceira não tem problema, vamos colocar uma por cima da outra. “Cabeceira sobreposta à cabeceira” é uma das grandes tendências no decor, podendo criar um contraste de cor entre a tinta e a cabeceira existente e conferir muita personalidade para o espaço.

Cozinhas coloridas

A cozinha ganhou destaque nos últimos anos e agora faz parte do convívio social da casa. Além disso estão super coloridas, com cores vibrantes e chamativas e também em tons pasteis e mais delicados. E o melhor dessa ideia é que você pode mudar sua cozinha com apenas algumas pinceladas, usando tinta própria para espaços molhados (cozinhas, área de serviço, etc) encontrada com facilidade em lojas do setor. E se sua cozinha for daquelas que já tem revestimentos na parede, não tem problema, essa tinta pode ser aplicada na parede crua e também por cima dos revestimentos.

Teto com destaque

Chega de teto branco! Levar cor e desenhos para o teto de um ambiente não só muda toda estética do local como também deixa ele muito original e com a cara do dono. Essa técnica tem sido muito usada por profissionais da área e você pode não só pintar como também aplicar papel de parede, adesivos, molduras e tudo o que vier na imaginação.

Papel de Parede Maxi Estampa

O papel de parede é um dos queridinhos da decoração por suas estampas e texturas únicas e que deixam o espaço com muita personalidade. Dentro deste mercado uma das maiores tendências são as maxi estampas, com desenhos grandes e de muito destaque que tomam quase toda parede, conferindo um ar de mural e galeria para o local.

Assista a um tutorial sobre PAPEL DE PAREDE: Clique aqui!

 

Hudson Castro é Arquiteto nascido e criado em Brasília e há mais de 10 anos atua em projetos de Arquitetura, Produtos e Cenografia. Produz conteúdo digital no youtube “Design, Design Meu” e é especialista em fabricação digital e Impressão 3D pela UnB.

No instagram: @hudsoncastroarquitetura
Site: hudsoncastro.com
Canal: youtube.com/designdesignmeu

Fotos: Pinterest e acervo pessoal

 

Deixe uma resposta