DFB Festival vai à praia e leva moda para brilhar no litoral

A moda, mesmo que em crise, sabe encontrar subterfúgios para continuar brilhando e exercendo seu papel social. A indústria e a moda feita como arte ainda pode se reinventar. Ainda consegue exercer o papel de encantamento e, especialmente, de fomento para melhoria da cultura e desenvolvimento da sociedade, apesar de ainda carecer de humanidade. O DFB Festival, é um dos eventos de moda mais preocupados com o desenvolvimento humano. Apenas enxergando verdade e fatos, a artesania faz de quem está na moda e no DFB, um pouco mais humano e preocupado com todos que estão inseridos no meio.

Festejando 20 anos, o DFB Festival, maior evento de moda autoral da América Latina, apresentará coleções de 36 nomes entre os dias 15 e 18 de maio em um local novo e inusitado: o Aterro da Praia de Iracema, sim, o DFB terá o mar como parte de seu cenário e que justifica vários signos para a capital do Ceará.

Os desfiles ocorrerão em três salas: duas internas, com capacidade para 1.000 pessoas, cada, e uma externa, de frente para o mar, o DFBeach Club, com passarela de 150m de extensão, instalada sobre as areias da praia. O formato de apresentar coleções de moda praia no próprio ambiente para o qual foram criadas é uma experiência única por conta da localização privilegiada do DFB Festival 2019.

O diretor do DFB Festival, Claudio Silveira reforça o amor do cearense pelas suas belas praias e justifica o novo cenário com reconhecimento de cada metro ocupado nas areias de Iracema. “Para o cearense, a praia é mais do que um acaso geográfico: ela traduz a vocação do nosso povo para o empreendedorismo e a inovação, dado o exemplo dos jangadeiros, das rendeiras e do horizonte vasto do Atlântico à nossa frente”, afirma.

Line up estrelado

O DFB reforça seu DNA, reunindo, novamente, grandes nomes da moda autoral, como Lindebergue Fernandes, Gisela Franck, David Lee, Wagner Kallieno, Almerinda Maria, Melk Z-da, Jeferson Ribeiro, Ronaldo Silvestre, Kallil Nepomuceno, Rendá por Camilla Arraes e D’Aura, que têm longos históricos ligados ao evento. A força da indústria da moda no Ceará marca presença nas passarelas da Flee e das estreantes Parko e Homem do Sapato.

Trade representado

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará, FIEC, homenageia a trajetória de uma das mais bem-sucedidas empresas cearenses do trade, promovendo o desfile da Água de Coco. Representando a presença dos sindicatos do segmento no Ceará, o Sinditêxtil apresenta o trendshow com o preview dos lançamentos da Jangadeiro Têxtil, e o SindiRoupas apresenta a estreia da marca Matias, com estilo assinado pelo piauiense formado no Ceará e radicado em São Paulo, Deoclys Bezerra, que volta ao DFB, no qual conquistou o primeiro prêmio Novos Talentos, em 2000.

O Sebrae/CE traz uma coleção especial, criada a partir do programa Rota das Emoções, reunindo artesãos dos municípios da Rota de Jericoacoara: Camocim, Sítio Alegre, Chaval e Barroquinha, com ênfase nas tipologias crochê, palha, chita e escama de camurupim. Já o Senac/CE traz a coleção Cariri Visceral, fruto de um semestre de pesquisas, assinada por alunos de Juazeiro do Norte.

Os novos e mais novos ainda

Entre as estreias no line-up desta edição, nomes autorais como Baba (CE), Chico Marinho (AL), Vitor Cunha (CE) e as cariocas ESC e Marju. Um dos nomes mais longevos do agora denominado Distrito Criativo Iracema, Silvânia de Deus, encerra o evento, fechando, em grande forma, estes 20 anos de ciclo do DFB Festival.

E, mantendo a tradição há 19 edições, o Concurso dos Novos reúne estudantes de todo o país, na corrida pelo prêmio de R$ 10.000,00, com alunos de faculdades do Ceará, Pará, Paraná, Piaui, Rio de Janeiro e São Paulo.
Nos bastidores, a direção dos desfiles, tradicionalmente feita por Claudio Silveira, ganha um reforço de peso: quem assume a coordenação nesta edição é Claudio Santana, nome à frente da direção de desfiles da New York Fashion Week, São Paulo Fashion Week, Korea Fashion X Passion, entre outros. Após a passagem pelo DFB Festival, Claudio assinará a direção de todos os desfiles da próxima NY Fashion Experience, que acontece de 6 a 14 de setembro deste ano.

Confira o line-up oficial de moda do DFB Festival 2019:

Quarta • 15/05

17h30 – Parko
19h – Vitor Cunha + Caio Nascimento
19h30 – Almerinda Maria
20h – Homem do Sapato
20h30 – Gisela Franck
21h – FIEC apresenta Água de Coco

Quinta • 16/05

17h30 – Senac/RJ apresenta ESC
18h30 – Saldanha
19h – Senac/CE apresenta Cariri Visceral + Bruno Olly
19h30 – Sinditêxtil apresenta Jangadeiro Têxtil
20h – Rendá por Camila Arraes
20h30 – David Lee
21h – Wagner Kallieno

Sexta • 17/05

17h30 – Senac/RJ apresenta Marju
18h30 – Concurso dos Novos (Ateneu, Fanor, Sta. Marcelina, UNAMA)
19h – Jeferson Ribeiro
19h30 – SindiRoupas apresenta Matias
20h – Melk Z-Da
20h30 – Sebrae apresenta Rota Jeri + Lindebergue Fernandes
21h – Kallil Nepomuceno

Sábado 18/05

18h30 – Concurso dos Novos (Unifor, UTFPR, UFPI, Veiga de Almeida)
19h – Baba
19h30 – D’Aura
20h – Ronaldo Silvestre
20h30 – Flee
21h – Silvânia de Deus

Fotos Passarela: Roberta Braga e Cláudio Pedroso | Fotos Backstage: Nicolas Gondim

Acompanhe o DFB Festival pelo dfhouse.com.br
E pelo Instagram @dfhouse.

Deixe uma resposta