Design funcional e reversível: conheça peças que unem estética e praticidade

Por Hudson Castro

Se podemos tirar uma coisa de positivo em meio a todo esse isolamento social que estamos enfrentando por conta da pandemia da Covid-19 é o fato de estarmos mais atenciosos e observadores para os objetos que nos cercam.

Provavelmente você já se pegou em casa analisando o conforto do seu sofá, ou um canto mal iluminado, ou até mesmo um utensílio de cozinha que não te atende corretamente nas tarefas diárias. Pensando nisso resolvi separar alguns #TrendDesigns pelo mundo com objetos que com certeza fazem toda diferença quando pensamos em aliar funcionalidade, estética e praticidade. Confere ai:

A cadeira Ollie

A cadeira Ollie é um sistema modular de assentos retráteis que permite montar as cadeiras quando em uso e também dobrá-las para ganhar mais espaço, ou na hora de armazenar e transportar.

O sistema criado pela Rock Paper Robot é acionado através de uma corda no dorso da cadeira que expande o design do objeto transformando-o conforme a necessidade do dono. Serve para ambientes internos e externo e ainda pode ser customizado.

A cadeira Lahu

A Lahu é uma cadeira dobrável projetada pela Arquimaña, com sua estrutura principal toda produzida em madeira. A peça possui uma tira de couro que funciona como encosto, quando a cadeira está aberta e em uso, e também como uma alça para transporte, quando fechada. Seria uma nova tendências no mundo das bolsas?

O banco Lava

Desenvolvido por Rostyslav Sorokovyi, Andrii Kovalskyi and Mudu Design essa peça evoca o design encandinavo em toda sua essência: linhas simples e design funcional. O banco Lava é uma ótima solução para pequenos espaços e principalmente para pessoas que não se dão muito bem com ferramentas na hora da montagem. Produzido em madeira, sua montagem consiste numa peça superior (assento) que vai apoiada na base através de encaixe. É quase como montar um lego rs!

Casa modular para gatos

Essa é para quem tem aquele caso de amor com seu pet, mais especificamente os gatinhos. Trata-se de um playground totalmente modular que se adapta ao seu espaço e às necessidades do gato de acordo com sua idade. Criado pela He Yuhui, a casa é composta por diferentes componentes que vão sendo montados e criam diferentes layouts e alturas, oferecendo novos desafios para os bichanos.

Cadeira Invertida

A cadeira invertida (ou seria mesa?) é a solução para um home office de qualidade. Criada pelo arquiteto Pierre-Louis Gerlier a peça funciona como uma mesa de trabalho e tem integrada em sua base um espécie de espreguiçadeira estilo chaise, para você poder relaxar depois das atividades de trabalho.

Para usar a dupla função da peça é muito simples, basta virar a mesa e usar o tampo como uma base. Pronto, agora é só deitar e curtir a preguiça. Que tal?

Hudson Castro é Arquiteto nascido e criado em Brasília e há mais de 10 anos atua em projetos de Arquitetura, Produtos e Cenografia. Produz conteúdo digital no youtube “Design, Design Meu” e é especialista em fabricação digital e Impressão 3D pela UnB.

No instagram: @hudsoncastroarquitetura
Site: hudsoncastro.com
Canal: youtube.com/designdesignmeu

Imagens: Trend Hunter

 

Deixe uma resposta