David Vermeulen: “É um ótimo momento para pensar em praticar gentileza”

Dia Mundial da Gentileza, comemorado em 14 de novembro é o foco do artigo produzido pelo David Vermeulen, fundador e CEO do aplicativo de relacionamentos Inner Circle que aborda sentimentos que não entraram e não entram em quarentena

(Por David Vermeulen*)

Kindness, amabilidade, la gentillesse, gentilezza. Não importa a sua nacionalidade ou a sua idade, a palavra e até aquela máxima que diz “gentileza gera gentileza” pode ser entendida em qualquer língua e em qualquer época. Lá no começo do século passado essa ideia já era disseminada por uma pessoa que você deve conhecer. Um dos maiores porta-vozes da filosofia pacifista, Gandhi citou “A gentileza não diminui com o uso. Ela retorna multiplicada”. Ele quis dizer que quando somos gentis um com o outro, iniciamos uma corrente do bem que inspira ainda mais pessoas. Esse ensinamento ainda perdura depois de todos esses anos, mas foi somente na virada do milênio que ganhou um destaque especial: o Dia Mundial da Gentileza, comemorado em 13 de novembro.

Agora, duas décadas depois do surgimento de um dia voltado para inspirar as pessoas a criarem um mundo mais gentil, isso me faz pensar como este ano nos mostrou, mais do que nunca, a importância de fazer a diferença na vida do outro, principalmente para quem está sozinho. 2020 foi um ano difícil em escala mundial. Os solteiros que nas promessas de Ano Novo juraram se empenhar para encontrar o par ideal, se viram em uma jornada repleta de percalços e mais uma vez sozinhos em meio a um momento tão delicado. Quaisquer que fossem as intenções estabelecidas em janeiro, em março elas foram por água abaixo. Diante dos bloqueios, medidas de isolamento e o temor pela segurança de nossos amigos e familiares, encontrar um amor era uma expectativa que parecia seguir rumo a desesperança.

“Os solteiros que nas promessas de Ano Novo juraram se empenhar para encontrar o par ideal, se viram em uma jornada repleta de percalços e mais uma vez sozinhos em meio a um momento tão delicado.”

Mas, coisas boas também acabaram acontecendo mesmo nos momentos mais adversos. Segundo o estudo O Cenário dos Encontros, realizado pela Opinium em nome do Inner Circle, os brasileiros contrariaram as expectativas e, mesmo à distância, homens e mulheres continuaram otimistas na busca pelo match e criaram formas de manter a paquera acontecendo. Dos entrevistados, 65% utilizaram chats dos aplicativos de relacionamento, 56% o WhatsApp e 44% chamadas de vídeos para “encontros” românticos.

Quando falamos em relacionamentos, seja como for, percebemos que não há barreiras, apenas adaptações. No isolamento, tivemos mais tempo para desacelerar e olhar para nós mesmos e para o outro. Começamos a tirar um tempo e nos dedicar mais aos nossos pares, mesmo sendo por meio de mensagens instantâneas ou dates digitais. E, mesmo àquelas pessoas que já possuíam parceiros, mas não levavam o namoro tão a sério como deveriam, tiveram a oportunidade de pensar sobre o que realmente queriam de agora em diante. A pesquisa ainda apontou que, sem o contato humano e com um foco renovado em conversar, homens (36%) e mulheres (40%) afirmaram que agora têm conversas mais significativas, e acreditam que as pessoas estão, em geral, mais simpáticas (27%). É fato que estamos passando por um momento de transição e a tendência é as pessoas serem mais gentis e mais honestas sobre suas intenções e seus relacionamentos.

“Ser gentil é ser amável, agradável e respeitoso. É realizar atos que tornam você aos olhos do outro um ser encantador e digno de receber um tratamento semelhante.”

Então, esse é um ótimo momento para pensar em como podemos praticar a gentileza nos nossos namoros ou com futuros parceiros. Ser gentil é ser amável, agradável e respeitoso. É realizar atos que tornam você aos olhos do outro um ser encantador e digno de receber um tratamento semelhante. Para encontrar a pessoa amada apostando na gentileza, algumas dicas podem ajudar: seja sempre honesto sobre suas intenções, isso vai evitar muitos corações partidos; não iluda e nem decepcione o seu par; lembre-se de elogiar o seu parceiro e exaltar as suas qualidades; desenvolva o dom da escuta e se interesse pelo o que o seu parceiro tem a dizer; a primeira impressão nem sempre é a que tem que ficar, dê a alguém uma segunda chance, os primeiros encontros não mostram realmente quem as pessoas são de verdade.

A gentileza propícia inúmeras vantagens para as nossas vidas, seja no âmbito individual ou na vida à dois. Portanto, seja gentil e colabore com um mundo mais empático e amoroso, afinal, o amor jamais vai entrar em quarentena.

*David Vermeulen é fundador e CEO do aplicativo de relacionamentos Inner Circle.

Conheça o Inner Circle clicando aqui. 

Foto: Divulgação e STRAWBERRY MOOD/SHUTTERSTOCK

 

Deixe uma resposta