Boho Style: de estilo de vida à decoração

Por Hudson Castro

De tempos em tempos vemos alguns estilos voltando a ganhar espaço no cotidiano das pessoas. É assim na moda e também na decoração: um estilo surge nos cenários mais alternativos, vai ganhando destaque e se torna tendência, até chegar na cena mainstream, se popularizar e cair no esquecimento. Mas não se preocupe, ele sempre volta!

Prova disso é o Boho que de uns anos pra cá vem ganhado muita força não só na moda como também na decoração. O boho vem do inglês bohemian chic, algo como boêmio chique. Nasceu por volta dos anos 70 na ruas de Londres trazendo aquele ar “vida de artista”, sabe? Descolado, multicultural, vida leve e sem preocupações, disposto a conhecer e testar as diferentes coisas do mundo.

E o retorno desse estilo tem muito a ver, na minha humilde opinião, com duas situações importantes que vem acontecendo no mundo:

A primeira delas é a conscientização sobre consumo. É legal comprar coisa nova? Sim, é! Porém é muito mais interessante resignificar o que já existe, reutilizar, restaurar. E o Boho traz muito dessa mistura de peças antigas com novas. Felizmente a sociedade vem se dando conta disso e brechós, antiquários e ferros-velhos nunca foram tão requisitados como agora.

A segunda é o boom dos influenciadores digitais. Pense bem: quando seguimos alguém, o fazemos muitas vezes porque apreciamos o estilo de vida daquela pessoa. E uma das coisas que mais apreciamos é alguém de vida leve, que não se preocupa com haters, que vive a vida intensamente e com muito estilo… Resumindo, gostamos de pessoas boho! E quem percebeu esse gosto, resolveu oferecer o que queríamos registrando tudo em fotos maravilhosas que nos inspiram e nos fazem querer ser e ter aquilo que tanto curtimos e compartilhamos.

Se você já se identificou com esse estilo de vida, então vou te ajudar a transformar aquele lugar só seu com toda a cor e personalidade do estilo Boho.

Antes de qualquer coisa o Boho é confortável então na hora de escolher os móveis isso é essencial! Sofás, poltronas e cadeiras são para se esparramar, ficar deitado lendo um bom livro, ou então batendo papo e tomando um bom drinque.

O Boho assim como a arte não tem fronteiras. Não importa a etnia e a cultura, aqui é lugar de misturar estampas e grafismos sem medo!

Para quem gosta de cores e texturas, eis o paraíso. Cores fortes podem contrastar com cores pasteis, tons terrosos e vibrantes se complementam, não tem muita amarra. Você também pode ter palha misturada com seda, pedraria junto com barro e cimento. Lembre-se sempre: abrace culturas diferentes.

O Boho também lida muito bem com coisas vintage. Reutilizar peças, restaurar móveis, misturar coisas antigas com atuais vai super bem. Pense sempre em todas as experiências que um artista vai colecionando ao longo da vida, o Boho expressa isso!

Deu pra ter uma ideia? Então agora é hora de se inspirar e trazer o Boho para os seus looks, para sua casa e principalmente para sua vida. Libere essa alma artista que eu sei que tem dentro de você.

Hudson Castro é Arquiteto nascido e criado em Brasília e há mais de 10 anos atua em projetos de Arquitetura, Produtos e Cenografia. Produz conteúdo digital no youtube “Design, Design Meu” e é especialista em fabricação digital e Impressão 3D pela UnB.

No instagram: @hudsoncastroarquitetura
Site: hudsoncastro.com
Canal: youtube.com/designdesignmeu

Fotos: Pinterest e acervo pessoal

 

Deixe uma resposta